UMinho inaugura laboratório SAP Next Gen Lab

A Universidade do Minho inaugurou, na tarde desta quarta-feira, o SAP Next Gen Lab, no campus de Azurém. Um centro que tem como finalidade explorar o futuro da tecnologia. Desta forma, a UMinho passa a integrar numa vasta lista de academias mundiais. No total são 110 universidades de 34 países.
Actualmente são 800 os estudantes envolvidos na iniciativa. Segundo o director do Departamento de Sistemas de Informação, João Álvaro Carvalho, esta rede de conhecimento permite o acesso a três elementos. “Temos vindo a conversar e através desta nova parceria temos acesso a novas tecnologias utilizadas pela SAP, aos seus clientes, empresas que utilizam o software, entramos em contacto com novos modelos de negócio, de refazer e, também, de reverem os seus processos operacionais”, começa por explicar.
A principal missão do laboratório passa por se expandir a outros cursos da UMinho, através da criação de “equipas multidisciplinares”. “Gostaríamos de ter aqui os estudantes de gestão, sociologia assim como outras áreas de engenharia para sermos capazes de responder aos desafios que são trazidos por este laboratório”, revelou João Álvaro Carvalho.
O director-geral da SAP Portugal, Luís Urma Carraqueira, afirma que a universidade é o lugar indicado para as empresas conseguirem valorizar o negócio. “Toda a imaginação e irreverência existente na academia é fundamental para a inovação”, defendeu na apresentação do novo espaço no campus de Azurém.
Além disso, o laboratório SAP Next Gen Lab pode ser uma porta aberta para os estudantes da Universidade do Minho. O director-geral da SAP Portugal garante que está sempre à procura de “bons recursos”.
Áudio:
Declarações dos intervenientes sobre a importância do laboratório na academia minhota.
