PCP pede explicações ao Governo sobre o IPCA

O PCP alerta o Governo de que o défice de alojamento universitário em Portugal está há muito identificado e que a lei existente para a requalificação e construção de residências de estudantes do ensino superior público deve ser colocada em prática. Em causa alguns dos alertas que têm chegado por diferentes instituições de ensino superior públicas, e por associações e federações académicas.

Carla Cruz, deputada eleita pelo distrito de Braga, recorda que a “lei existente tem de ser aplicada” e também que “já há bastante tempo que esta necessidade está identificada”, referindo-se ao caso do IPCA.

“ A Presidente do IPCA voltou a fazer menção a esta carência de alojamento no início do ano lectivo. Queremos saber se o Governo reconhece este problema da instituição e também que tipo de diligências vão ser tomadas para cumprir o que está estipulado na Lei”, explica a deputada.

A lei estabelece que o Governo, até ao final de 2018, terá de elaborar um plano de intervenção para a requalificação e construção de residências de estudantes, tendo por base as necessidades dos estudantes das instituições do ensino superior público e respeitando a sua distribuição por todo o território nacional, iniciando a aplicação desse plano em, 2019.

O Grupo Parlamentar do PCP espera uma resposta à questão ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a falta de alojamento no Instituto Politécnico Cávado Ave. 

Ainda no decorrer desta semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelou os primeiros passos que serão dados nesta matéria em diferentes pontos do país, sendo que o IPCA não é, para já, uma das instituições abrangidas.

Áudio:

Carla Cruz, deputada eleita pelo distrito de Braga

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv