Limpeza de Terrenos em destaque na Comissão Municipal da PC

A limpeza de terrenos foi um dos principais temas abordados na última Comissão Municipal de Protecção Civil de Braga.
Aos microfones da RUM o Vereador com o pelouro da Protecção Civil, Firmino Marques, explicou que os factores principais desta reunião passaram por fazer uma “abordagem à Plataforma online”, disponibilizada no site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para que as pessoas “consigam” fazer o pré-registo para serem efectuadas queimadas.
Já sobre a “gestão das faixas de combustível”, responsabilidade dos municípios, Braga pretende “desenvolver” todas as áreas de intervenção alocadas no terreno, no sentido de “clarificar e alocar” meios para que a gestão dessas passagens estejam “clarividentes” na lei, explicou.
Nesse sentido, em 2018, o Município de Braga beneficiou mais de 27 caminhos florestais, criando acessibilidades e vias de acesso de emergência, limpezas e manutenções. O objectivo para 2019 é aumentar este número de intervenções por todo o Concelho.
A equipa de Sapadores florestais do Município de Braga executou trabalhos de ordenamento e limpezas de terreno florestal, ao longo do ano de 2018, em cerca de 45 hectares de faixa de gestão combustível, em 250 dias. Já em 2020, “sobretudo”, o objectivo passa por dotar de meios as freguesias para que “possam proceder” à fiscalização, limpeza e monitorização.
Nesta reunião foi ainda apresentada e explicada a candidatura de Braga ao Fundo “Recomeçar”. ” A aquisição de bio trituradores tem a finalidade de sensibilizar e criar condições para a redução das queimas e queimadas, reduzindo assim o risco de incêndios e a poluição ambiental e que estarão disponíveis para triturar sobrantes nos terrenos intervencionados”, vincou.
Áudio:
Firmino Marques, Vereador com o pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal de Braga, em declarações è RUM.
