INL acolhe principal encontro europeu de Nanomedicina

A principal conferência sobre Nanomedicina na Europa, a NanoMed Europe 2019, decorre no início da próxima semana em Braga. O INL volta a ser o epicentro para a apresentação de sistemas inovadores baseados em investigações desenvolvidas a partir da nanotecnologia. A organização está a cargo do INL e da ETPN – Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina e vai juntar 300 participantes de trinta países de 17 a 19 de Junho.

Os avanços da nanomedicina estão a dar que falar. A nanomedicina começa a “garantir soluções alternativas, e muitas vezes até mais baratas do que aquelas que hoje são disponibilizadas nos hospitais em todo o mundo”, lembra Jorge Fiens, do INL, local onde os participantes “vão debater de que forma é que os mais recentes avanços na área da nanotecnologia para a Medicina podem ajudar serviços nacionais de saúde de todos os países europeus”.

Muitas vezes os avanços em diferentes investigações não significam resultados imediatos no ramo clínico, mas a nanomedicina pode ser a solução para reduzir essa distância. “Temos que fazer isto sem ultrapassar etapas, porque é da saúde das pessoas que se trata, mas a verdade é que essa distância tem vindo a encurtar-se cada vez mais. A nanotecnologia tem vindo a dar provas que consegue assegurar um serviço óptimo não só na identificação mais rápida e mais precisa de doenças mas também no seu tratamento”, acrescenta aquele responsável.

A NanoMed Europe 2019 vai servir para falar de sistemas inovadores para radioterapia ou da nanomedicina contra doenças infecciosas. Um encontro europeu em que se discutirá ainda como tornar um serviço nacional de saúde sustentável. Jorge Fiens adianta que será também debatido um tema que “interessa bastante aos decidores políticos”. “Qual é o contributo da nanotecnologia para os cuidados contínuos, não só o diagnóstico mas também o tratamento e quais as implicações que isso tem para os serviços nacionais de saúde”, explica Jorge Fiens.


O principal evento europeu de Nanomedicina vai acontecer no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, de 17 a 19 de junho, numa organização conjunta do INL e da ETPN – Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina. O segundo dia (18) contará com a presidença, entre outros, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o director geral do INL, Lars Montelius e o presidente da CMB, Ricardo Rio.

Áudio:

Jorge Fiens sublinha importância da nanomedicina a propósito do encontro europeu que decorrerá em Braga no início da próxima semana

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv