“Innovative Car HMI”. O futuro a bater à porta, na Bosch

Não se trata de ficção científica, mas sim de um futuro que já está mesmo a bater à porta. A segunda fase do “Innovative Car HMI”, que terminou esta quinta-feira,  conta com cerca de 20 projectos desenvolvidos pela Bosch e  Universidade do Minho. A Universitária esteve presente e dá a conhecer algumas das apostas mais emblemáticas que nos próximos anos vão equipar os veículos de fabricantes como BMW e Mercedes.

Comunicação entre carros 


No futuro, os automóveis equipados com sensores, radares e câmaras de vídeo vão conseguir comunicar entre si, ou seja, veículo-para-veículo, veículo-para-infraestrutura e veículo-para-peão. Deste modo, o condutor vai conseguir receber informação de uma situação de perigo antes que a mesma venha a acontecer. Por exemplo, num cruzamento com pouca visibilidade, o automóvel irá transmitir um aviso, sonoro e visual, para que o condutor possa imobilizar o veículo evitando um acidente. Este processo será feito através de uma rede wi-fi 5G que será desenvolvida em breve em Portugal, revelou a Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann.

Cancelamento activo do ruído


Já imaginou fazer uma viagem de vários quilómetros sem ouvir o ruído do motor do seu automóvel, mesmo este não sendo eléctrico, assim como o fluxo de ar ou ruído da estrada? A parceria Bosch/UMinho está a desenvolver uma resposta para estes casos, actuando nas baixas frequências, sem interferir, por exemplo, em buzinas ou sirenes de ambulâncias. Num futuro mais longínquo, o mesmo sistema pode ser utilizado para o condutor conseguir mais privacidade. Quer conhecer um caso concreto? Estar a falar ao telemóvel e a pessoa ao seu lado não conseguir ouvir a conversa. Este é o futuro.

Câmara de monitorização do condutor


Com a condução autónoma será necessário olhar mais para o condutor e perceber como este investe o seu tempo enquanto não “retoma as rédeas” do veículo. Deste modo, o objectivo passa por detectar, em tempo real, a postura das pessoas dentro do automóvel. Para além disso, este sistema consegue perceber se o condutor está apto para retomar o controlo do carro, ou não, um verdadeiro “anjo da guarda invisível”. Mas as novidades não ficam por aqui. Este sistema lê as suas emoções e caso esteja stressado o veículo pode propor uma rota alternativa, para não encontrar trânsito e poder relaxar.

Home Zone Park

Está cansado de um dia de trabalho e não quer estacionar o seu carro na garagem. Com o sistema de estacionamento autónomo de veículos basta realizar esta tarefa uma vez que o automóvel aprende e o sistema permite, com o condutor no exterior, activar a partir de um smatphone e… ver o carro estacionar sozinho. O processo inverso também é possível, ou seja, de manhã basta esperar pelo seu automóvel que ele vem ter consigo.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv