Avaria em semáforo resolvida depois de quatro intervenções

Mais de uma semana depois, o trânsito no cruzamento da Avenida Imaculada Conceição com a Rua Monsenhor Airosa, em Braga foi devidamente restabelecido. Uma avaria no semáforo acabou por causar, pelo menos três acidentes naquele local desde a semana passada, segundo a Polícia de Segurança Pública. Primeiramente, a reparação passou pelos serviços técnicos da câmara, mas o problema só foi solucionado através de uma empresa especializada que, ainda assim, teve de se deslocar duas vezes ao local.
Em declarações à RUM, João Rodrigues, vereador com o pelouro da Conservação e Gestão do Espaço Público, reconheceu que a avaria se repetiu depois da intervenção dos serviços municipais. “Foi uma avaria normal num semáforo, que foi reparado duas vezes pelos serviços municipais. À segunda vez percebeu-se que o semáforo tinha avariado novamente no espaço de uma semana e meia, foi chamada uma empresa especializada para tratar do assunto e, aparentemente, teria ficado tudo resolvido. O que é certo é que nem três ou quatro dias depois o semáforo voltou a avariar”, começou por esclarecer aquele responsável.
Os serviços da empresa especializada voltaram a ser solicitados pelo município e, agora, o problema terá sido devidamente resolvido. “Aparentemente a situação está resolvida. Percebeu-se, na segunda intervenção da empresa, que havia um problema na própria placa que comanda e gere a semaforização naquele nó. A placa foi trocada, portanto à partida não vai haver problema outra vez”, acrescentou João Rodrigues.
Restabelecimento da normal circulação do trânsito automóvel naquele cruzamento aconteceu ao início da tarde desta quinta-feira.
Sistema de semaforização de Braga está desactualizado
A autarquia está a ponderar a reformulação do sistema de semaforização da cidade de Braga. A cidade dos arcebispos é das únicas no país que mantém um sistema em que qualquer alteração tem de ser feita no próprio equipamento. Na maioria das cidades este tipo de processos é actualizado através de um sistema informático.
No que à gestão de semáforos respeita, o município pretende substituir, de forma faseada, o sistema actual por sistemas mais contemporâneos, nos quais é possível incorporar novas tecnologias de apoio à gestão de tráfego e que garantem o controlo remoto e automático dos meios semafóricos.
Recorde-se que no que toca à gestão de trânsito e mobilidade, o plano de actividades do município prevê também a consolidação de um Centro de Controlo.
Áudio:
João Rodrigues, vereador com o pelouro da Conservação e Gestão do Espaço Público
