Braga e Pontevedra estudam criação de pacote turístico

Os cerca de 130 quilómetros entre Braga e Pontevedra, Espanha, fazem-se da cultura, gastronomia, religião e património que une as duas regiões. A província de Pontevedra quer estreitar, ainda mais, as relações entre as duas partes, sobretudo com Braga, tendo em vista o desenvolvimento do turismo.

Porque não um pack turístico que agregue as regiões, oferecendo aos turistas a possibilidade de visitarem os dois locais? A sugestão foi feita esta manhã, no Theatro Circo, pela presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, durante a apresentação da campanha “Somos Historias”.

O plano estratégico de turismo de Pontevedra 2018 pretende promover os recursos turísticos daquela região galega, onde Portugal tem um papel importante. As portas do país vizinho abriram-se para a Galiza dar a conhecer os recursos turísticos das suas regiões. Depois do Porto, Braga ficou a conhecer as potencialidades da província, e em Setembro será a vez de Lisboa receber representantes galegos.

“Creio que é fundamental esta promoção do destino em Portugal. Ambos os países apostam no turismo sustentável centrado na cultura e no património. Temos de ser ambiciosos e querer ganhar os turistas europeus e americanos. Temos de trabalhar juntos para fazer promoções e packs conjuntos”, refere Carmela Silva.

As Rías Baixas, que formam a parte sul da área costeira da Galiza, surgem na campanha “Somos Historias” como uma das principais atracções. O turismo das Ríis Baixas promove os pontos de vista do património a partir de oito perspectivas, que contam a história da terra. A campanha abre espaços para a colaboração com os 61 municípios que compõem a província de Pontevedra.

Segundo a representante da Deputación de Pontevedra, a província acumula cinco anos consecutivos de crescimento do números de visitantes, sendo a região galega onde a percentagem de turistas mais aumentou. Em 2017, o máximo histórico foi alcançado com 1,5 milhões de visitantes representando uma subida de 13% quando comparado com 2016. O perfil do turista que visita aquela região é maioritariamente de Portugal -mais de 200 mil portugueses terão visitado a Galiza-, Itália e Reino Unido, que procuram, sobretudo, descobrir a cultura galega.

Mas as boas relações entre Braga e a Galiza fazem-se há muito tempo. Isso mesmo é destacado pelo vereador do turismo, Altino Bessa, que dá conta da presença regular de Braga em vários eventos que acontecem a norte de Espanha.

“As nossas acções têm passado muito por Espanha. É um mercado que está perto e que tem um potencial de 40 milhões de habitantes. Aquilo que iremos fazer será uma acçao de charme na região de Pontevedra para mostrar as potencialidades que Braga tem. É uma forma de tentar convencer os vizinhos galegos a visitarem Braga”, explica.

Áudio:

Carmela Silva sobre os pontos que unem Portugal e Espanha.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv