MIT Portugal. Mais áreas de investigação, verbas e parceiros

A terceira fase do Programa MIT Portugal conta com novas áreas de investigação, mais verbas e “abre portas” a novos parceiros. Estes foram os resultados da Conferência anual que marca o arranque deste novo posicionamento do Programa.

Para os próximos anos o MIT Portugal vai apostar em novos projectos de grandes dimensões. O director do programa em Portugal, Pedro Arezes, explica que estes projectos Bandeira “vão ter uma duração de três a quatro anos”. Além disso, para o seu desenvolvimento vai ser necessário uma equipa de “três universidades portuguesas, um laboratório colaborativo, grupos de investigadores do MIT e, a novidade, uma empresa que pode ser líder do projecto”, refere.

Pedro Arezes anuncia que estes são programas que vão contar com verbas a rondar o milhão de euros por ano, ou seja, podem ascender aos quatro milhões. Outra das revelações da Conferência anual passa pelo facto do MIT Portugal “abrir portas” a novos parceiros. Deste modo, o programa deixa de trabalhar apenas com cinco universidades portuguesas para acolher “todas as instituições de ensino superior” que estejam interessadas em integrar no projecto. O mesmo se aplica às empresas nacionais.

No que toca às novas áreas de investigação em que o programa vai concentrar esforços, estas passam por as temáticas das alterações climáticas, oceanos, espaço, transformação digital e cidades sustentáveis.

A Conferência anual do Programa MIT teve lugar em Lisboa. Mais de 200 pessoas marcaram presença no evento.

Áudio:

Director do programa MIT Portugal, Pedro Arezes sobre os novos projectos que podem contar com a liderança de empresas nacionais.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv