Os 4 primeiros em busca do primeiro título da época

São os cabeças-de-série da fase de grupos, pela primeira vez na história da Taça da Liga, que compõem o lote da Final Four, que se disputa no final deste mês no Estádio Municipal de Braga. Sporting de Braga, Futebol Clube do Porto, Benfica e Sporting encontram-se para tentar chegar ao título de “Campeão de Inverno”.
Pedro Proença, Presidente da Liga, destacou que a presença dos quatro primeiros classificados da Liga NOS “é um sinal inequívoco de que os clubes acreditaram no modelo actual” da prova. O líder do organismo que tutela as Ligas profissionais de futebol sublinhou ainda que “os clubes, os jogadores e os técnicos” estão preparados para disputar a Taça, numa prova que é decidida no espaço de quatro dias (de 22 a 26 de janeiro).
A primeira meia-final disputa-se no dia 23 com o jogo entre Sp. de Braga e Sporting. Os arsenalistas jogam em casa e Joaquim Batista, administrador da SAD, disse, à margem da cerimónia de apresentação do programa da Taça da Liga, esperar o apoio dos adeptos para empurrar a equipa até à final mas sublinhou o respeito máximo pelo adversário, o Sporting: “Jogar em casa é mais um factor motivador, pode proporcionar uma mais-valia, e vamos entrar para ganhar mas vamos ver o que acontece”.
Esta temporada, o Sp. de Braga já recebeu e venceu o Sporting, em jogo a contar para o campeonato. Manuel Fernandes, antiga glória leonina e representante do Sporting na cerimónia de apresentação, desvalorizou a derrota com os arsenalistas e referiu que “já faz parte do passado”. O antigo avançado referiu-se também ao lugar ocupado pelos leões no campeonato e diz que o objectivo imediato é alcançar “o segundo lugar”.
O outro jogo da meia-final opõe Benfica e FC Porto. O vice-presidente suplente dos encarnados, Sílvio Cervan, foi confrontado sobre se o jogo com o FC Porto, agendado para dia 22, é o verdadeiro teste às capacidades do recém-nomeado treinador Bruno Lage. O representante dos encarnados frisou “que todos os jogos são disputados de igual forma, com a mesma ambição”, ressalvando que o FC Porto é “um grande clube e tem um grande emblema”.
Já o FC Porto atravessa uma fase positiva e leva 19 jogos consecutivos sem perder. Fernando Gomes, antigo avançado dos dragões, foi questionado sobre se o momento da equipa azul-e-branca pode tornar-se numa vantagem no desafio diante do Benfica. O representante dos portistas afirmou que a Taça da Liga “é uma competição diferente” mas não escondeu a ambição de levar o troféu para casa: “Queremos vencer e para vencer, é uma verdade La Palice, temos de ser melhores que os outros”.
Benfica vs. FC Porto e Sp. de Braga vs. Sporting jogam às 19h45 dos dias 22 (terça) e 23 (quarta) de Janeiro, respectivamente. A final está agendada para a mesma hora, no dia 26 (sábado).
Áudio:
Joaquim Batista, Manuel Fernandes, Sílvio Cervan e Fernando Gomes falam das ambições de Sp. de Braga, Sporting, Benfica e FC Porto para a final four da Taça da Liga
