Cercigui com mais de 100 pessoas em lista de espera

Há mais de 100 pessoas em lista de espera para entrar na Cercigui. A instituição não tem condições para receber mais utentes. Além do edifício sede, a cooperativa de educação de cidadãos inadaptados do concelho de Guimarães tem dois pólos em S. João de Ponte e Rendufe. Ao todo, acolhe 450 utentes.
O presidente da direcção da Cercigui, Rui Leite, admite que a instituição está em conversações com a Segurança Social para encontrar uma solução. “É um dos grandes problemas que temos. Não acontece apenas em Guimarães, mas sim de Norte a Sul do país. Num trabalho em parceria com a Segurança Social, estamos a estudar a melhor forma de resolver a situação e diminuir a lista de espera. Vivemos uma fase difícil com muitas dificuldades”, lamentou o responsável.
O Centro Distrital de Segurança Social do Distrito de Braga terá mostrado disponibilidade para resolver a situação, diz Rui Leite. “A Segurança Social tem estado susceptível à problemática, que tem sido muito debatida. Tenho a certeza absoluta que vamos consegui diminuir a lista de espera”, ambicionou.
A lista de espera conta com muitos estudantes que, quando terminarem o ensino obrigatório, não terão alternativa. “Muitos deles estão na escola obrigatória. A partir dos 18 anos, vão sair das escolas e terão que ficar em casa. São utentes e jovens sem possibilidade de usufruir das instituições”, lamentou.
