Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020

Já é oficial. Braga vai ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020. De acordo com a vereadora com o pelouro da cultura no município de Braga, há dois anos que a autarquia ambicionava este título. Um passo importante para construir uma proposta sólida para a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.


Lídia Dias destaca que esta distinção é o resultado de um trabalho de equipa entre a autarquia e os parceiros, em especial, o Theatro Circo e o Gnration. A vereadora explica que neste momento é importante “alargar relações com outros municípios”. Trabalho que vai ser concretizado através da iniciativa “Braga no Eixo” que tem como objectivo “levar os artistas bracarenses além fronteiras”.

Apesar do prazo de entrega final das propostas para a programação, para Capital da Cultura do Eixo Atlântico, só terminar em meados de Junho do próximo ano, a vereadora já anunciou algumas propostas que vão estar inseridas no documento. Para além do “Braga no Eixo” a autarquia vai desenvolver um concurso para ilustradores emergentes. Um trabalho feito em conjunto com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Paralelamente, “vamos criar um jardim do Eixo Atlântico” assim como um “espaço permanente para receber as propostas artísticas que saem da bienal do Eixo”. Por último, o jazz vai regressar à cidade dos arcebispos.

A vereadora sublinha que Braga tem vindo a ser reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área da cultura, exemplo disso é o facto de ser Cidade das Media Arts da UNESCO.

Áudio:

Declarações da vereadora da cultura, Lídia Dias, sobre os próximos passos como Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv