Braga: Igreja dos Terceiros vai ser requalificada

A Igreja dos Terceiros, no centro de Braga, será requalificada. A partir do dia 3 de Abril, vai iniciar-se a recuperação da igreja, que passará por consolidar a cobertura, pelo tratamento de azulejos, da estatuária e do soalho. O projecto, orçado em 600 mil euros, será financiado pelo Programa Norte 2020, no âmbito do projeto “Valorização, Conservação e Promoção da Igreja dos Terceiros”. Com a duração de mais de 1 ano, o fim previsto é Julho de 2018.
O responsável pela Irmandade dos Terceiros de São Francisco, o cónego Manuel Joaquim Costa, à margem da inauguração da exposição “Os Terceiros na Quaresma Bracarense”, na reitoria da Universidade do Minho revelou que o termo de adjudicação será assinado esta quarta-feira e “tudo indica que, no dia 3 de Abril, irá inciar-se a total recuperação da Igreja dos Terceiros”.
O cónego explicou que a recuperação irá começar pelo exterior, na fachada, com a “quesão da protecção e de colocação de um sistema anti-pombos e tratamento dos azulejos”. Mais tarde, as obras continuarão no interior, com “o tratamento dos altares lateriais, questões eléctricas, de som, e colocação de um sistema de protecção anti-fogo e muito mais”, revelou.
Para o o responsável, trata-se de uma obra “fundamental” para valorizar o património da Igreja dos Terceiros. “O património tem um brilho próprio e temos de lhe restituir esse brilho. As obras servirão não só para valorizar o património, mas também a capacidade de bem acolher, para bem celebrar e cultivar um espaço celebrativo”, referiu.
