Câmara de Guimarães vai levar 564 idosos a ver a Supertaça

A Câmara de Guimarães vai pagar o transporte e o bilhete de 564 idosos para assitirem ao jogo da Supertaça, este Sábado, em Aveiro, que coloca frente a frente o Vitória Sport Clube e o Sport Lisboa e Benfica. A proposta foi aprovada pela maioria sociailista, esta quinta-feira, em reunião muncipal, e contou com a abstenção da coligação Juntos por Guimarães e do vereador da CDU.


De acordo com a proposta, os idosos que irão assitir ao jogo de forma gratuita estão enquadrados em projectos de envelhecimento activo da autarquia. A viagem e o transporte custará à autarquia 14 mil euros.


A oposição considerou a medida “eleitoralista”, tendo em conta a proximidade das eleições e o facto de a autarquia não ter procedido da mesma forma no final da Taça de Portugal, disputada pelo Vitória, nem da Taça da Liga, conquistada pelo Moreirense.


“Não houve essa prática, ao longo dos anos, e o que se apresenta hoje é uma excepção”, disse José Torcato Ribeiro, vereador da CDU. “É  estranho que esta proximidade em relação ao futebol é feita em período eleitoral. Não me parece correcto que, quem também está em disputa eleitoral, tome estas medidas exepcionais nesta altura”, criticou.


“Oportunismo” e “eleitoralismo” são as palavras que Ricardo Araújo, vereador da coligação Juntos por Guimarães, usa para definir a medida. “O que nos choca não é a medida, mas sim o eletoralismo da mesma. Não é regular, é casuística e não se percebem os critérios. Há dois meses, não se adoptou  a mesma medida na final da Taça de Portugal, nem na Taça da Liga”, lembrou.


Na resposta, o vice-presidente da autarquia, Amadeu Portilha, lembrou que a campanha eleitoral só tem início no dia 15 de Setembro e que, neste caso, apenas se conseguiram “conciliar vontades”. “Foi um conjunto de circunstâncias que se reuniram, num processo trabalhado com o Vitória SC. Conseguimos garantir a um conjunto de pessoas, fragilizadas socialmente ou com carências económicas, a possibilidade de assistir a um momento histórico”. 


De acordo com o responsável, o clube de cada um dos idosos que irá assistir ao jogo de forma gratuita “não é relevante”. “Não vamos perguntar aos idosos qual o clube, religião, ou partido”, disse.


Amadeu Portilha lembra que, neste momento, ainda não foram vendidos todos os bilhetes para a final da Supertaça e que a medida irá permitir a 564 idosos ter uma experiência única.

De acordo com a autarquia, são idosos enquadrados nos projectos de cariz social “Guimarães 65+”, “Então Vamos”, “Bem Viver”, “encontro de Saberes”, “Intervenção Local – Promoção da Qualidade de Vida”, “Candoso Activo”, “Gerações em Movimento” e “Raízes”. 

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv