Filipe Vilas Boas assume “momento de mudança” na ACIG

Ainda sem estratégia definida, mas com a garantia de que se trata de um “momento de mudança”, Filipe Vilas Boas tomou posse, esta terça-feira, como presidente da direcção da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG). O arquitecto, antigo chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da autarquia vimaranense, sucede no cargo a Manuel Martins, assumindo a liderança da ACIG pelo menos para os próximos três anos.

Aos jornalistas, o presidente explicou que o primeiro passo da nova direcção será “fazer um ponto de situação das dificuldades financeiras da ACIG”. “Neste momento não é possível traçar grandes objectivos, quando não sabemos a dimensão nem pormenores do que será necessário fazer para ultrapassar alguns problemas. Temos um Conselho Fiscal que está há 15 dias a trabalhar num diagnóstico e fará uma auditoria financeira às contas da associação”, revelou.

O novo presidente da ACIG saiu da autarquia depois de lhe ser instaurado um processo disciplinar, por estar envolvido no processo Ecoibéria, resultando na sua suspensão e cessação de funções do cargo. Filipe Vilas Boas garante que o processo não conflitua com o novo cargo. “Não vejo nenhum tipo de relação. Tenho as condições necessárias para assegurar a presidência da ACIG e dar o meu melhor, que é o conhecimento que tenho nessa área”, disse. 

Nova direcção da ACIG, na tomada de posse desta terça-feira.

O responsável garante ter “alguns contactos e algum conhecimento de aspectos como a questão dos licenciamentos. Existe a necessidade, por parte de entidades que tutelam os licenciamentos, abreviarem alguns processos, que é um aspecto no qual a ACIG pode ser forte”, explicou.

Filipe Vilas Boas explica que a ACIG, que tem também sob sua tutela a CISAVE, tem dificuldades em “lidar com apoios de fundos estratégicos, quer da Comunidade Europeia quer do Estado, que não têm o seu desenvolvimento ou timing de retorno como era esperado. Há aqui uma dificuldade em perceber os fluxos desses valores”.

O novo presidente deixou ainda um apelo aos empresários vimaranenses para que se associem à ACIG. “Consegui reunir à volta do meu projecto empresários jovens que representam importantes empresas do concelho, que não faziam parte da ACIG. Isto prova que existe algum desligamento entre a associação e as empresas. E a associação só faz sentido com associados”, recordou.

Filipe Vilas Boas sucedeu a Manuel Martins, que passa a presidir à Mesa da Assembleia Geral da instituição. O novo Presidente do Conselho Fiscal é José Eduardo Fontão.



Áudio:

Filipe Vilas Boas falou sobre a importância de ultrapassar as dificuldades financeiras da ACIG.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv