Working Ideas vai sofrer alterações

O Working Ideas, programa de pré-aceleração de ideias do Liftoff – Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho, vai sofrer inúmeras transformações. De acordo com o vice-presidente do Departamento de saídas profissionais e empreendedorismo, Martinho Aragão, esta é uma forma do projecto “inovar”.
No final da oitava edição da iniciativa, que contou com 15 apresentações, Martinho Aragão explicou aos microfones da RUM que chegou a hora do formato ser alterado. O vice-presidente sublinha que este é um projecto para ajudar as pessoas a pensar fora da caixa, logo “faz todo o sentido que a organização do evento aposte em inovação”.
Outro dos pontos que deverá ser alterado é a duração das actividades. Neste momento, as actividades prolongam-se por duas semanas, período este que deve ser alargado.
As modificações visam aumentar a qualidade do projecto, assim como intensificar a sua presença. Desta forma, haverá um aumento de estudantes interessados em participar no Working Ideas.
Na sessão de encerramento, os empreendedores tiveram como desafio a apresentação dos seus projectos, que foram comentados por dois jurados convidados, Tiago Gomes Sequeira e Luís Nuno Barbosa.
O vice-presidente salienta que o intuito é “proporcionar um momento de partilha entre comentadores e empreendedores”, quer seja troca de conhecimentos ou de contactos.
Na óptica do Director da Startup Braga, Tiago Gomes Sequeira, o mais importante é “perceber as necessidades do mercado, ou seja, não ficarem presos à ideia inicial de negócio, porque essa pode fazer sentido apenas para um grupo reduzido de pessoas”.
Do lado dos empreendedores, a Universitária conversou com a porta-voz do projecto “Agueda´s”, que consiste numa solução para os utilizadores de autocaravanas em Braga. A ideia passa por lhes dar as condições necessárias, como fornecimento de água potável. Ana Machado confessa que o Working Ideas foi uma “alavanca” essencial para o projecto. O próximo passo trata-se do licenciamento do “Agueda’s”.
Depois de apresentados os projectos, todos os empreendedores foram avaliados, com o objectivo de indicar aos participantes os pontos que devem melhorar. O ponto final desta oitava edição do Working Ideas contou com um jantar convívio entre organizadores, participantes e júri.
Áudio:
Martinho Aragão, vice-presidente do Departamento de saídas profissionais e empreendedorismo, sobre as alterações na iniciativa.
