Guimarães. PSD alerta para problemas nos parques industriais

“Guimarães não está preparado para o momento económico que Portugal está a viver”. A crítica foi apontada pelo vereador do PSD, Bruno Fernandes, esta quinta-feira, em reunião municipal. As dificuldades de acesso aos Parques Industriais e a falta de condições para os empresários foram os exemplos apontados pelo social-democrata. A autarquia respondeu garantindo que está a trabalhar para resolver problemas que advêm do rápido crescimento das empresas dentro das zonas industriais.
“Nesta fase importante que o país está a assistir, com o desenvolvimento económico, pelo país fora, empresas de grande dimensão instalam-se. Em Guimarães, há uma preocupação com as super incubadoras – que não desvalorizamos – mas há um trabalho muito importante que não tem sido feito. É preciso resolver problemas concretos e antigos de acesso aos Parques Industriais”. O vereador deu o exemplo do Parque de Selho S. Lourenço, que, além das dificuldades de acesso, não tem saneamento básico, referiu Bruno Fernandes.
O vereador Bruno Fernandes lembrou que a autarquia tem a responsabilidade de garantir condições mínimas aos empresários e assegurar “que não tenham dificuldades que as façam reflectir sobre o seu futuro” e questionou “Como é que os empresários aguentam estas condições? Temos empresários extraordinários”.
Na resposta, o vereador responsável pela pasta do Desenvolvimento Económico, admitiu que os Parques Industriais têm algumas debilidades. No entanto, Ricardo Costa sublinhou que a maior aposta do município é no digital, nomeadamente com o projecto Guimarães Marca, que irá criar uma plataforma para que as empresas vimaranenses acessem a mercados que de outra forma não conseguiriam.
“No executivo sabemos que nem tudo está bem e há problemas que têm que ser corrigidos no mais curto espaço de tempo. No entanto, mais que infraestruturas, é necessário criar plataformas que são necessárias para que as nossas marcas entrem neste comércio electrónico, que é um «gigante adormecido», que vai rapidamente acordar”, comparou.
Já o autarca Domingos Bragança sublinhou que Guimarães tem “um problema” de crescimento de empresas dentro dos Parques Industriais, devido ao seu desenvolvimento económico, mas que está a ser resolvido. “Estamos a projectar e a avaliar todos os parques industriais. A obra para adjudicação do Parque de Selho S. Lourenço/Pevidém está a avançar e envolve o reperfilamento, alargamento, resolve problemas estruturais, de águas pluviais e infraestruturas”, garantiu.
Áudio:
As críticas do vereador do PSD, Bruno Fernandes e a resposta do vereador do PS, Ricardo Costa.
