Município lança Portal Braga Participa

O município de Braga acaba de lançar o portal Braga Participa, “uma versão inovadora” que agrega os três diferentes orçamentos promovidos anualmente. A partir desta quarta-feira, a plataforma está aberta para receber propostas ao orçamento participativo geral, cuja verba se mantém nos 750 mil euros.


Ao início da tarde desta terça-feira, Ricardo Rio marcou presença na apresentação do novo portal, na Casa da Ciência de Braga, um dos projectos vencedores do orçamento participativo. Para o autarca, esta nova organização pretende “facilitar o acesso para todas as pessoas e reforçar a transparência do processo de participação”. Uma forma de “inspirar os cidadãos para cada uma das áreas”, acrescentou. Rio sublinhou ainda o envolvimento do município na campanha da Eurocities, reforçando o estímulo à participação cívica dos bracarenses.

A partir desta edição passam a ser sete as áreas do orçamento participativo geral. A área ‘ Desporto, Saúde e Bem-estar” surge em plena Cidade Europeia do Desporto 2018.

Recorde-se que o orçamento participativo geral disponibiliza 750 mil euros para os projectos vencedores. Já o Orçamento Participativo Escolar conta com uma verba de 125 mil euros. Por sua vez, o Orçamento Tu Decides conta com 75 mil euros.

A partir de amanhã, dia 6 de Junho, e até 31 de Agosto, os cidadãos são convidados a apresentar propostas sobre o que pretendem ver promovido ou executado pela Câmara Municipal no âmbito do Orçamento Participativo Braga. Esta edição tem como novidade o facto de ser acrescentada mais uma área – desporto, saúde e bem-estar – a juntar às seis já existentes: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.

Posteriormente, na primeira fase da votação, de 1 a 21 de Outubro, cada cidadão vota em sete projectos, escolhendo o que considerado mais importante em cada uma das sete áreas em que as propostas podem ser apresentadas. 

Na segunda fase, de 22 de Outubro a 4 de Novembro, cada cidadão escolhe um projecto entre os trinta e cinco apurados na primeira fase. Os projectos mais votados serão apresentados publicamente em Novembro.

Áudio:

Autarca de Braga explica vantagens da nova ferramenta

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv