Obra de Camilo Castelo Branco em destaque na UMinho

Hoje, na Universidade do Minho, o dia é dedicado ao I ciclo de Jornadas “Camilo Castelo Branco e a sua época”, neste que é um evento promovido pela academina minhota, Câmara Municipal de Famalicão e Centro de Estudos Camilianos. Entre investigadores, docentes, não docentes e alunos da comunidade académica da UMinho são cerca de 85 os inscritos nesta primeira edição do certame.

Aos microfones da RUM, a professora Manuela Martins explica que a meta desta sessão passa por “dar a conhecer o património cultural da região. Tendo em conta que existe um centro de estudos focado na obra de Camilo, pretendemos dar continuidade a este projecto. Este ano vamos focar-nos na biografia camiliana. Para o ano, já estão em cima da mesa temas como a arquitectura na época de Camilo e a paisagem”, refere.

A abertura da iniciativa acontece às 9h30 com as intervenções do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha e do presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas, João Cardoso Rosas. Ainda da parte da manhã vão decorrer três palestras orientadas por investigadores da academia minhota, um almoço buffet com pratos da época camiliana. Durante a tarde, “se a meteorologia permitir”, está agendada uma caminhada pelo “Trilho da Cangosta do Estevão”. O plano B, passa por um roteiro Literário Religioso Camiliano e claro uma visita à Casa Museu de Camilo.


A Universidade do Minho disponibiliza transporte do campus de Gualtar para o local da actividade. A saída acontece às 9h, o regresso às 18h.

Áudio:

Professora Manuela Martins enumera as actividades que vão ter lugar em Seide S. Miguel, Famalicão.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv