SASUM recebem 100 mini ecopontos em Braga

Esta segunda-feira, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho receberam 100 mini ecopontos. Surgem de uma candidatura dos SASUM à Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Selectiva e Compostagem Doméstica no Cávado, uma das 17 medidas propostas no Plano Estratégico de Sustentabilidade que visa sensibilizar os estudantes para as questões ambientais.

Na cerimónia, que decorreu na residência universitária Carlos Lloyd, o administrador dos SASUM, António Paisana

referiu que este é um passo importante no caminho da sustentabilidade ambiental que tem como meta o título de “serviços mais verdes do país”.

No Plano Estratégico de Sustentabilidade, os SASUM têm previstas “a implementação de coberturas verdes nos edifícios e requalificação dos espaços para transformação em zonas de lazer e convívio, substituição dos copos de plástico por copos de vidro, assim como os copos de plástico das máquinas de vending por copos de papel. Está ainda em fase de estudo a viabilidade de implementação de um programa de tara reembolsável nas garrafas de água”, indicou. Para além disso, António Paisana referiu que está prevista a substituição “gradual” do tipo de iluminação para lâmpadas led de baixo consumo. 

Quanto à distribuição destes ecopontos disponibilizados pela Braval, “a residência Carlos Lloyd de Braga recebeu 14 ecopontos, dois por piso, no complexo residencial de Santa Tecla ficam 60, também dois por piso de modo a servir os mais de 500 utentes que frequentam diariamente o complexo. Para as unidades alimentares de Braga seguiram 17 ecopontos, no complexo desportivo universitário de Gualtar seis e, finalmente, três ecopontos nos SASUM.

O vereador do ambiente na Câmara de Braga, Altino Bessal elogiou a iniciativa e garantiu que esta é uma óptima forma de sensibilizar os cerca de sete mil jovens que habitam nas residências universitárias. Uma contribuição para o aumento do número de toneladas recicladas na região. “Acabamos por chegar a outro público que nos pode ajudar a atingirmos o objectivo para o qual o município e a Braval se comprometeram, que é de reciclar 25 mil toneladas em 2020”. Em 2017 atingiram as 17 mil tonedas.

A cidade dos arcebispos conta nesta altura com 1635 ecopontos e 600 combustores.


Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv