5ª edição da Braga Barroca está quase a bater à porta

Vestidos ornamentados de época, muita música e exposições marcam a essência da Braga Barroca que de 19 a 23 de Setembro vai transportar a cidade dos arcebispos até ao seu período áureo. A quinta edição da iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal de Braga, está inserida nas Jornadas Europeias do Património Cultural.
Para Lídia Dias, vereadora com o pelouro da cultura, esta é uma forma de assinalar o ano dedicado ao Património Cultural. Para além da programação do evento, a Braga Barroca vai contar “com um conjunto de actividades que se iniciam no dia 13 de Setembro, com o Braga à Lupa, e se prolongam até ao dia 3 de Outubro”.
A vereadora destaca a presença de Eduardo Pires de Oliveira que irá apresentar, na biblioteca Centésima Página, o seu livro que representa uma “parte importante” da história da cidade comm destaque para escultores da região entre 1730 e 1755.
O momento alto da iniciativa acontece a 22 de Setembro, um sábado, com o tradicional cortejo “marcado pela entrada triunfal de D. José de Bragança, às 16h30, no Arco da Porta Nova. No dia 23 vai ter lugar uma festa barroca na cidade. A iniciativa conta com um vasto leque de concertos”, com destaque para a performance da orquestra barroca da Casa da Música, na Sé Catedral de Braga.
Para além dos concertos e as características barraquinhas, estão agendadas várias visitas guiadas pelo “gigantesco” património barroco da cidade com especial enfoque “no Convento das Convertidas, igrejas datadas da época, pelo Mosteiro de Tibães e muitos mais icons do barroco bracarense”.
Aos microfones da RUM a vereadora sublinhou a participação em massa das escolas que, praticamente, já esgotaram as mais de 20 sessões de teatro agendadas.
Áudio:
A vereadora da cultura, Lidia Dias, dá nota das propostas culturais.
