Trabalhadores da CMB com novo plenário a 12 de Setembro

Os trabalhadores municipais de Braga vão voltar a reunir em plenário na próxima semana, na terça-feira, 12 de Setembro. À porta da Câmara Municipal de Braga, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) vai, uma vez mais, reivindicar as 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores municipais. 

“Não à discriminação” é o mote da iniciativa que inclui um pré-aviso de greve dos Transportes Urbanos de Braga entre as 8h30 e as 11h da manhã.  O STAL agendou também para o dia 22 de Setembro uma greve de 24 horas.

Baltazar Gonçalves, dirigente sindical, lamentou à RUM que a situação se arraste há 4 anos. De acordo com o dirigente, nas empresas municipais há cerca de 400 trabalhadores que praticam as 40 horas. “O presidente da Câmara, há quatro anos, quando era candidato, disse que não prejudicaria os trabalhadores da autarquia e, neste momento, passados 4 anos, não se resolve a situação dos trablahadores com vínculo privado. Há trabalhadores a exercer as mesmas funções com horas diferentes”, salientou.

O objectivo é que o autarca Ricardo Rio “quebre o silêncio”, já que, recorda Baltazar Gonçalves, “prometeu resolver a situação na audiência no dia 20 de Outubro de 2016″. “Quis que fossem elaborados protocolos para se avancar com as negociações. Um ano depois, o presidente da Câmara ignora dizendo que não é o STAL que define o timming das negociações”, lamenta.


Para o plenário,  Baltazar Gonçalves garante que haverá uma forte adesão. “Em Braga os plenários costumam contar com cerca de 600 pessoas. Não tenho dúvidas que ali se vê a força dos trabalhadores, que continua a ser ignorada. A luta não vai parar por aqui”, avisou.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv