22 trabalhadores impedidos de trabalhar em Braga

São mais 22 trabalhadores em risco de entrarem para as fileiras do desemprego na cidade de Braga.
São funcionários da empresa “Pimenta & Campos, Lda.” (Pastelaria S. José) que estão, desde a passada segunda-feira, impedidos de trabalhar. Neste momento encontram-se à porta das instalações da empresa no Parque Industrial das Sete Fontes em Braga.
À RUM, Luís Barbosa, um dos trabalhadores explica que “quando entrou o PER (Plano Especial de Revitalização) ficaram congelados sete subsídios e metade do salário do mês de julho de 2012. A juntar a isso temos ainda o salário deste último mês de Agosto por vencer”.
Os trabalhadores reclamam agora uma resolução para este problema. “Fomos dispensados de funções. Estamos fora da empresa, tiraram-nos a chave, não há qualquer aviso na empresa a dizer que a mesma está encerrada e mais nada nos foi dito nem entregue”, garante o delegado sindical, Luís Barbosa.
A situação da empresa não era a melhor nos últimos tempos, mas havia sinais de recuperação. “Já sabíamos que isto estava mal. Ainda assim, de janeiro até 15 de agosto deste ano conseguiram-se mais clientes e isto aumentou o volume de trabalho. Já se estava a querer recuperar”, admite o trabalhador.
Agora, os funcionários prometem não desarmar na luta e sublinham que se vão manter à porta da empresa, porque “não há qualquer comprovativo de dispensa”. Luís Barbosa disse ainda que “eles – entidade patronal – estão a querer arrastar isto até sexta-feira, ou seja, cinco dias que são como cinco faltas injustificadas. Por isso mesmo vamo-nos manter à porta da empresa, a cumprir o nosso horário de trabalho, para que eles não possam alegar isso, uma vez que não há nenhum documento que garanta que foram eles que nos dispensaram”, ressalva o dirigente.
