UMinho tem quatro investigadores na lista dos mais citados

A Universidade do Minho foi distinguida com a presença de quatro investigadores na lista dos Cientistas Altamente Citados a nível mundial. Nesta lista estão presentes mais de três mil cientistas de todo o Mundo, em Portugal apenas 14 marcaram presença, sendo quatro deles da UMinho.
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da academia minhota é uma das duas entidades de investigação portuguesas com o maior número de investigadores na lista, pois três dos quatro listados pertencem a este centro, sendo eles José Teixeira, António Vicente e Miguel Cerqueira. Eugénio Campos Ferreira, Diretor do CEB, destacou o “orgulho”e o “feito notável” desta presença.
Estes três investigadores fazem parte da mesma equipa, em algumas investigações, que são predominantemente da área de desenvolvimento de tecnologias na qualidade e de processos alimentares.
O dirigente afirma que esta lista é um indicador “bastante importante” para os rankings universitários internacionais, nomeadamente o de Xangai e de Taiwan, relembrando ainda que quando foi divulgada esta mesma lista no ano passado, apenas um investigador da academia minhota estava presente. Por isso, o reforço da presença da academia minhota é considerado pelo docente um contributo “significativo” para que a Universidade do Minho suba nos dois rankings.
Áudio:
Eugénio Campo Ferreira, Director do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, em declarações à RUM.
