Guimarães vai atribuir medalha de mérito a João Sousa

João Sousa vai receber a medalha de ouro honorífica de mérito desportivo, pela Câmara Municipal de Guimarães, a 24 de Junho. O anúncio foi feito esta terça-feira, pelo autarca Domingos Bragança, no momento em que o tenista vimaranense foi recebido no salão nobre dos paços do concelho. A autarquia prestou homenagem ao atleta, esta tarde, na Câmara Municipal, depois de o tenista ter vencido o Estoril Open, no passado Domingo.
No final, aos jornalistas, João Sousa agradeceu o apoio de todos os portugueses. “É bonito ver o carinho que recebi na Câmara Municipal e durante estes dias de todos os portugueses. Tenho muito orgulho minha cidade”, sublinhou.
Conquistar o Estoril Open foi um título “inédito”, admitiu. “Foi o melhor título da minha carreira e sentir o apoio dos vimaranenses e de Portugal é, sobretudo, um orgulho. Saber que as pessoas me acompanham e vibram com as minhas vitórias é muito bom. Espero fazer uma boa carreira e conquistar ainda melhores títulos”, ambicionou.
Conhecido nos “courts” como “O Conquistador”, João Sousa viveu até aos 15 anos em Guimarães e agradeceu o apoio da autarquia e dos vimaranenses. Questionado sobre o que havia de Guimarães em si enquanto tenista, João Sousa respondeu “a garra”. “A garra vimaranense é algo que me define. Guimarães deu-me muito e devo muito a Guimarães. É optimo que os vimaranenses mostrem esse carinho por mim. Estes dias têm sido fantásticos”, admitiu.
O autarca Domingos Bragança elogiou o atleta, dizendo que João Sousa “mudou o ténis em Guimarães e em Portugal”, tornando-se uma referência. O presidente do município de Guimarães garantiu que todos os vimaranenses estão orgulhosos dos feitos do tenista. “Vai receber a medalha no dia 1 de Portugal, onde comemoramos os nossos melhores e ele é um dos nossos melhores. O talento e o ser excepcional que o João Sousa conjuga-se num tenista de renome mundial que muito nos orgulha”, elogiou.
“Aqui Nasceu Portugal e o Campeão do Estoril Open”
Na sessão, também o vereador do desporto na autarquia vimaranense, Ricardo Costa, elogiou o atleta, que definiu João Sousa como “um homem humilde, trabalhador, de confiança e que podia ser aquilo que ele quisesse. Foi a humildade que o levou ao patamar mais alto. Aqui nasceu Portugal e o campeão do Estoril Open em Portugal”, elogiou.
Já o presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, José João Torrinha, elogiou João Sousa por ter tornado os sonhos dos portugueses que gostam de ténis uma realidade, ao ver um português conquistar o troféu e subir no ranking. “Sentimos um enorme orgulho e expectativa na continuição de uma carreira brilhante a todos os níveis”, frisou.
Recorde-se que, este Domingo, o tenista vimaranense foi o primeiro português a vencer o Estoril Open. Com esta conquista, João Sousa subiu 20 lugares no ranking ATP e passou a ocupar o 48.º lugar, regressando praticamente um ano depois ao top 50.
Áudio:
João Sousa agradeceu o apoio de todos os portugueses:
