Chega em Maio o primeiros de seis veículos eléctricos

Maio do próximo ano é a data que vai marcar a chegada a Braga do primeiro dos 31 autocarros eléctricos que irão compor a frota dos Transportes Urbanos de Braga.
São veículos 100% eléctricos, que representam um investimento de 14 milhões de euros. Desta forma, a empresa municipal de transportes passará a ter um terço da sua frota composta por veículos eléctricos, tornando Braga “na primeira cidade do país a fazer a opção pela tracção eléctrica”, frisou à RUM, o administrador dos TUB, Baptista da Costa.
“É um passo que será mais percepcionado, em Maio, pela população de Braga”, destacou o responsável que confirmou que a cidade assumiu um “grande alinhamento com o protocolo de Paris”. “É uma grande oportunidade para a cidade, para a descarbonização e melhoria da qualidade de vida no sentido de reduzir o número de carros na cidade”, explicou Baptista da Costa que revelou o objectivo de “retirar de circulação 25% dos automóveis da cidade até 2025”.
Numa primeira fase a cidade vai receber apenas seis veículos o que vai obrigar a uma adaptação que irá decorrer ao longo de dois anos e meio. Adaptação essa que irá passar pelos próprios recursos humanos. “Os recursos humanos serão mais qualificados. Todas as pessoas nos TUB têm vindo a estudar, e muito, ao longo destes anos. A cidade percebe que se fizeram sete dissertações de mestrado sobre os TUB e o pessoal da empresa é altamente qualificado”, afirmou.
Este desígnio assumido pelos TUB para a cidade não é novo num contexto europeu, ainda assim, Baptista da Costa refere que existem as condições para se proceder a esta adaptação na cidade. “Há muitas cidades a tentar trilhar esse caminho. Por norma são as cidades mais poluídas que o tentam fazer, como é o caso de Paris. Felizmente em Braga não temos os problemas que Paris tem. Não temos o problema de abastecimento eléctrico uma vez que, durante a noite, conseguimos ter os veículos a carregar, algo que Paris, neste momento, infelizmente, não consegue fazer”.
O primeiro veículo que chegará a Braga faz parte do leque de veículos financiados pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. No prazo de dois anos e meio a cidade de Braga terá a circular nas suas ruas 31 veículos eléctricos.
