Barcelos. PSD quer PS a decidir futuro da gestão camarária

O PSD de Barcelos aconselha o Partido Socialista a resolver o quanto antes a situação da gestão camarária de Miguel Costa Gomes a partir de casa, onde está em prisão domiciliária e com vigilância electrónica no âmbito da operação Teia.

José Santos Novais, vereador do PSD e presidente da concelhia em Barcelos afirma que o concelho está a ser prejudicado nas mais variadas vertentes por Miguel Costa Gomes. “O PSD vê esta situação com muita preocupação e lamenta profundamente a imagem que Barcelos está a ter em todo o lado ao longo de uma semana inteira”, começa por dizer lembrando que “quem sai prejudicado com isto é o concelho”.

Os socias democratas exigem ao Partido Socialista que apresente soluções e responda às perguntas. “Quem tem que encontrar respostas e dizer como vai ser é o PS de Barcelos”, sublinha José Santos Novais que admite que para o PSD “nada disto é estranho tendo em conta o manancial de ajustes directos praticados pela Câmara Municipal de Barcelos”. O vereador recorda um comunicado de Dezembro passado em que o PSD acusava Miguel Costa Gomes de ser “o campeão dos ajustes directos”, o que se “comprova agora com a sua detenção e investigação”. 

Em causa está a operação “Teia”, que se centra nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos e no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, investigando suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste directo.

Ora, sobre a disponibilidade de Miguel Costa Gomes para continuar a assumir as funções de presidente em prisão domiciliária, os sociais democratas referem que isso só acontecerá se a justiça assim o permitir. “Vamos aguardar que essa situação se esclareça e logo veremos em que condições ele pode ou não exercer essa função”, explicou. “O presidente tem competências próprias e indelegáveis e uma coisa é ser o próprio presidente da câmara, outra é ser uma pessoa em regime de substituição estando na sombra de Miguel Costa Gomes”, disse ainda José Santos Novais.


Domingos Pereira pede renúncia de Miguel Costa Gomes de todos os cargos políticos

O PS tem actualmente maioria relativa e um entendimento com o vereador independente, antigo vice-presidente de Miguel Costa Gomes. Domingos Pereira, não quis prestar declarações remetendo a sua posição para o comunicado enviado às redacções ao início da tarde.


O vereador independente considera que “a solução mais compatível com a defesa de uma gestão política consubstanciada nos interesses de Barcelos e dos barcelenses, é a renúncia de Miguel Costa Gomes a todos os cargos políticos”. 

O Movimento Barcelos Terra de Futuro sugere ainda ao presidente da Assembleia Municipal que convoque todos os grupos municipais “para uma avaliação à presente situação política”.

A RUM tentou contactar também o líder da concelhia socialista, Manuel Mota, mas sem sucesso até ao momento.

Áudio:

José Santos Novais (PSD)

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv