ONG passa por Braga para angariar voluntários

A ONG ‘Leigos para o Desenvolvimento’ vai passar por Braga na próxima quarta-feira, dia 18 de Outubro. Uma visita ao CAB (Centro Académico de Braga) para apresentar os projectos de voluntariado junto de potenciais interessados. As experiências desta ONG podem ser abraçadas por voluntários qualificados e com idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos.
Desde 1986 já foram enviados em missão mais de 400 voluntários. No entanto, nos últimos anos a ONG tem enfrentado algumas dificuldades na angariação de voluntários, algo que pode ser explicado por duas vias: a durabilidade da missão (um ano) e o futuro profissional. “Nos últimos anos temos sentido mais dificuldades. Cada vez mais tem crescido a oferta de experiências de voluntariado mais curtas, de apenas um mês, e isso tem dificultado a disponibilidade das pessoas para partir porque há muitos receios por questões profissionais”, começa por explicar Rita Fonseca, porta-voz da Leigos para o Desenvolvimento.
A ONG trabalha em prol do desenvolvimento em países de expressão portuguesa (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e a intervenção acontece em diferentes áreas num trabalho diário com a comunidade local. “Os projectos vão desde educação e formação, dinamização e organização comunitária, empreendedorismo, sempre numa lógica de com a comunidade tentar identificar problemas e soluções”, sustenta Rita Fonseca. Um trabalho que decorre ao longo de um ano e em que “muitas vezes, os frutos do trabalho desse voluntário vêem-se dois ou três anos depois”.
Outra característica dos Leigos para o Desenvolvimento é que os voluntários são sempre enviados em comunidade. “O objectivo é viverem em comunidade. Lá cada um tem o seu projecto mas têm momentos de vivência na mesma casa”, especifica a porta-voz. A ONG financia as viagens, a estadia e a alimentação, disponibilizando também um ‘pocket money’ calculado de acordo com os custos de vida do país e região em questão.
As sessões de apresentação visam dar a conhecer os leigos e o programa de formação, de cerca de nove meses. Sessões que contam com o testemunho de jovens voluntários que partilham a sua missão. A norte, o programa é desenvolvido na cidade do Porto.
Na sessão de apresentação da próxima quarta-feira à noite (21H00) no CAB, em Braga estarão presentes alguns jovens voluntários da ONG Leigos para o Desenvolvimento.
