Guimarães é novamente o Município mais Sustentável do país

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Guimarães foi distinguido com a pontuação mais elevada no programa ECOXXI, sendo considerado o Município mais sustentável do país. O galardão reconhece o trabalho das autarquias no que toca ao desenvolvimento sustentável do território.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, assegura que a sustentabilidade e educação ambiental têm sido bandeiras do município, portanto, o autarca considera os vimaranenses como “defensores da economia circular”. Na óptica do edil é premente “reutilizar tudo, nomeadamente, os plásticos de longa duração”.
Domingos Bragança lembra que o município tem apostado “na inovação e investigação em materiais biodegradáveis” considerados o grande desafio do futuro na área dos polímeros e compósitos.
Recorde-se que a cidade berço obteve a pontuação máxima de 88,8%, superando os 86% obtidos em 2017, com base num instrumento extraordinário de avaliação e monitorização em 21 áreas indicadoras e mais de 60 sub-indicadores, avaliados por 42 entidades independentes, num total de 50 candidaturas.
A cerimónia de entrega do prémio ECOXXI 2018 aconteceu esta quinta-feira, 29 de Novembro, em Estarreja.
Áudio:
Palavras do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sobre a conquista do prémio Município mais sustentável.
