Reitoria da UM acolhe exposição sobre Igreja dos Terceiros

Enquadrado na Semana Santa de Braga, a reitoria da Universidade do Minho acolhe, a partir desta segunda-feira e até 16 de Abril, a exposição “Os Terceiros na Quaresma Bracarense”. A mostra conta o espólio da Igreja dos Terceiros, localizada no centro de Braga. A exposição foi esta tarde inaugurada, no âmbito do projecto “Valorização, Conservação e Promoção da Igreja dos Terceiros”, cofinanciado pelo Programa Norte 2020.
O objectivo é mostrar o espólio da igreja e a importância da mesma na quaresma em Braga. “A exposição pretende falar do papel da Ordem Terceira na Quaresma bracarense. Era um papel fundamental. Eram eles que davam o primeiro sinal, na quarta-feira de cinzas à tarde, em que saíam às ruas com a procissão”, contou Rui Ferreira, o curador da exposição na inauguração.
A Igreja dos Terceiros tem um espólio “bastante importante” para a historia da semana santa de Braga, garantiu Rui Ferreira. “A exposição está ilustrada com alguns objectos, no sentido de valorizar o espólio vastíssimo da Igreja dos Terceiros. A Igreja tem um vasto legado documental, inventariado e um espólio vinculado à procissão das cinzas”, explicou.
Já o responsável pela Irmandade dos Terceiros de São Francisco, Manuel Joaquim Costa, referiu que a exposição se insere no “contexto da memória”. “Somos herdeiros de um património, a nivel histórico, mas também do movimento que representam estas imagens, com a dinâmica da procissão das cinzas”, frisou.
Presente na inaguração esteve também o vereador do património Miguel Bandeira, que destacou a importância de se explorar a semana que Braga “vive com mais intensidade”. “Apesar de estarmos nas circunstâncais de uma exposicão que se impõe só pelo valor dos objectos que estão aqui representados, pelo seu valor artístico, plástico e documental, a verdade é que temos aqui a expressão da Quaresma bracarense, a expressão de fé ligada às memórias mais intensamente vividas pela nossa comunidade”, denotou.
Uma exposição pertinente, que se concilia com o estudo feito na academia minhota, disse a presidente do Conselho Cultural da UMINHO, Eduarda Keating. “A Igreja é oportunidade de estudo de teses e dissertações em várias escolas da Universidade do Minho, que tem vindo a aumentar”, garantiu.
A exposição “Os Terceiros na Quaresma Bracarense” é de entrada livre.
