Curtir Ciência: novo ano lectivo com actividades para todos

São 26 actividades que o Curtir Ciência, Centro de Ciência Viva de Guimarães, propõe a públicos desde o pré-escolar até à idade adulta. Várias oficinas aliam-se à aprendizagem científica e à diversão, num programa recheado a pensar no ano lectivo que está prestes a chegar.
Fazer sabonetes perfumados e gomas, confeccionar pão, fazer caixas-abrigo para aves que podem ser usadas nos quintais ou jardins, mas também actividades que visam fomentar nos mais novos o interesse pela preservação ambiental e que promovem a importância de boas práticas amigas do ambiente, é assim a diversidade do programa do Curtir Ciência. “Uma melhoria em relação ao ano passado”, referiu Sérgio Silva, director-executivo do Centro de Ciência Viva.
Na impossibilidade de elencar todas as iniciativas previstas para o novo ano lectivo, Sérgio Silva conta à Rádio Universitária do Minho que “para o pré-escolar, como novidade, vão haver as histórias com ciência. Isto é, relembrar algumas histórias infantis mas com o olhar da ciência”. Para o 1º e 2º ciclo “destaca-se o corpo humano, onde se vão abordar os sistemas respiratório e digestivo, mas também se vai sensibilizar os mais novos para os comportamentos saudáveis que se devem ter”.
Reservado para o 3º ciclo de escolaridade “a oferta vai muito de encontro àquilo que aconteceu no ano passado. Uma oferta bastante rica, que não ficou esgotada e, sendo assim, insiste-se nessa oferta do ano passado ligada à química, à física, à biologia, etc.” Os séniores não ficam de fora dos planos do Curtir Ciência, que tem preparadas oficinas “do pão, dos chás, a produção de jardins suspensos, ente outros”.
