Centro APTIV exporta Braga para o mundo

O quarto centro técnico da APTIV na Europa foi inaugurado esta manhã, em Braga. O evento que se insere na semana da economia, promovida pela InvestBraga, contou com a presença do presidente do Conselho de Administração, Rui Enes, o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, o autarca Ricardo Rio, a Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann.
Com uma valor de exportações a rondar os 510 milhões de euros, o presidente da InvestBraga Carlos Oliveira, frisa que “a APTIV faz da cidade dos arcebispos uma referência no mundo, na área do info statement e car multimedia systems. As empresas bracarenses exportaram, em 2017, cerca de 1,5 mil milhões de euros na área das TIRS. O que significa que Braga tem know-how (conhecimento) e inovação que é feita para o mundo”.
A Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, deixou elogios aos jovens engenheiros do centro, enquanto visitava o Centro de Investigação e Desenvolvimento, que vai contratar 150 engenheiros nas áreas da electrónica, mecânica, óptica, software e informática. “Felicito a APTIV por acreditar em Braga, que irá até ao final do ano contratar tantos engenheiros altamente talentosos. É um orgulho termos recursos humanos da mais elevada qualidade. Uma referência também ao ensino na Universidade do Minho, também ela parceira da instituição”, refere.
Nos próximos três anos, o Centro de ID APTIV Braga vai desenvolver software, como botões display, que irão equipar automóveis de marcas como Audi, BMW, Ferrari e Porsche. O presidente do Conselho de Administração, Rui Enes, anunciou “uma nova geração de produtos que vai tornar os veículos mais conectados e o utilizador mais bem informado garantindo, assim, eficiência. Vamos fornecer o cérebro e o sistema nervoso dos automóveis. Estamos na linha da frente da indústria com a gestão de plataformas cada vez mais complexas para enfrentar os desafios da conectividade nos veículos e na condução autónoma”.
Já o autarca bracarense, Ricardo Rio salienta o facto desta empresa, que já opera há 50 anos na região, estar a colocar Braga na boca do mundo. “São dias felizes para a cidade e julgo que para todos nós, que acreditamos num país que tem de facto muitas oportunidades pela frente. Trata-se de uma aposta clara no conhecimento e valorização da inovação como motor da economia nacional, e obviamente, também de reforço da presença internacional de Braga no mundo”.
Projecto Industria 4.0
A inauguração do Centro de ID APTIV Braga, foi palco de algumas revelações por parte da Secretária de Estado da Indústria, no que toca ao programa do Governo para a Indústria 4.0. Ana Lehmann garantiu que esta quarta revolução industrial, apesar de “fortemente tecnológica, é criadora de emprego”. Na sessão, a secretária de Estado elogiou os jovens engenheiros que ainda em tenra idade já lidam com “projectos de grande responsabilidade e complexidade”.
De acordo com representante do Estado, “em termos de financiamento o Governo está a fazer uma grande aposta”. Nos primeiros três meses deste ano foram disponibilizados mais de 700 milhões de euros para projectos como centros tecnológicos, calçado e digital innovation hubs, em que Portugal está a dar cartas”.
Áudio:
As impressões dos intervenientes na sessão de abertura do Centro de Investigação e Desenvolvimento da APTIV Braga.
