“Se os árbitros não forem rigorosos vamos ter dificuldade”

O ABC/UMinho recebe este sábado o FC Porto, em jogo referente à 8.ª jornada da Andebol 1.
Os minhotos ocupam neste momento a 6.ª posição, com 17 pontos, menos dois pontos do que os azuis e brancos, segundos classificados.
Jorge Rito, treinador do Académico, diz que é precisa “coragem” para jogar com os dragões, mas espera uma boa resposta da sua equipa.
O treinador quer que o ABC/ UMinho entre em campo, enfrente “olhos nos olhos” o adversário e que acredite que é “capaz” de vencer.
Além disso, Jorge Rito realça a “inteligência de jogo e a organização” que o Académico vai precisar para vencer.
“Temos que ser destemidos e jogar sem receio, porque não temos nada a perder”, disse o técnico na antevisão da partida.
Embora o Porto seja “uma equipa com muitos argumentos”, o ABC é constituído por “gente de fibra e já deu demonstrações que jogar contra um dos grandes é um aliciante extra”.
“Temos que mostrar às pessoas que somos uma equipa que pode fazer coisas incríveis neste campeonato”
Jorge Rito alerta para a questão disciplinar, que muitas vezes tem favorecido o FC Porto”.
“Depois de observar bem a equipa do FC Porto, é evidente que se os árbitros não forem rigorosos o ABC vai ter muito mais dificuldades”, começou por dizer Rito. O técnico do Académico frisou ainda que “o eixo central da defesa portista transgride sistematicamente as leias do jogo e, muito frequentemente, não são punidos”. “As regras do jogo são para cumprir com qualquer equipa”, apontou.
O guarda-redes do Académico, Humberto Gomes, reconhece qualidade à equipa dos azuis e brancos, mas realça que “é fundamental os jogadores ( do ABC) acreditarem e serem capazes de lutar dentro de campo pelos três pontos”. “Eles têm uma belíssima equipa. A nível defensivo são poderosos e no ataque todos os jogadores são bons tecnicamente, mas esperamos conseguir dar a volta e ganhar o jogo”, finalizou.
“Temos que mostrar às pessoas que somos uma equipa que pode fazer coisas incríveis neste campeonato”, sublinhou o treinador.
O jogo com o FC Porto tem início às 15 horas no pavilhão Flávio Sá Leite e vai servir de montra para a apresentação do novo equipamento comemorativo dos 85 anos do ABC/ UMinho.
Nuno Brito, redes da equipa júnior, vai ser homenageado ao intervalo pela medalha de prata que conquistou nos Jogos Olímpicos.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Jorge Rito, treinador do ABC/UMinho, e Jorge Humberto, guarda-redes, na antevisão do clássico frente ao FC Porto.
