“Maioria” dos autarcas de Braga quer desagregação, avisa PS

Artur Feio, presidente da concelhia socialista de Braga, avisa que “a maioria ou até mesmo a totalidade dos autarcas” das freguesias do concelho de Braga está a favor da desagregação das uniões criadas pelo governo de Pedro Passos Coelho. Recorde-se que um novo mapa de freguesias era uma promessa de António Costa, e que o assunto voltou à discussão esta semana. O objectivo é delinear um novo mapa até às autárquicas de 2021.


Ouvido pela RUM, Artur Feio referiu que, dos autarcas com quem o PS tem falado, “a grande maioria ou a totalidade deseja a reversão completa do processo”. “Se existir, será uma situação ou outra pontual de alguma união que queira manter a situação actual”, disse. “A esmagadora maioria pretende esta reversão e nós somos totalmente a favor”, prosseguiu o também vereador da oposição na Câmara Municipal de Braga.

O autarca Ricardo Rio  já disse que defende uma verdadeira auscultação da população, mas considera que este novo mapa poderá trazer a desagregação de freguesias nalguns casos e até novas agregações, noutros.

Também Artur Feio considera que desta vez é preciso “ouvir a sério” os presidentes e assembleias de junta de freguesias. O vereador socialista exemplificou o caso da União de Real, Dume e Semelhe, “freguesias com rivalidades e com alguns critérios para serem autónomas”, em que “as pessoas não entendem a forma como todo o processo foi feito”, atirou. Por isso, insiste, “deve dar-se a voz ao povo para que depois se tome uma decisão em consciência”.

Recorde-se que no concelho de Braga existem actualmente 19 uniões de freguesias.

Áudio:

Artur Feio em declarações à RUM a propósito do novo mapa de freguesias a elaborar até 2021

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv