1200 crianças de Braga marcham pela leitura esta terça-feira

Mil e duzentos jovens de Braga distribuem esta terça-feira textos pela população no centro da cidade. A iniciativa integra o programa da Semana da Leitura em Braga. “Hoje Leitor, Amanhã Leitor” é o tema de 2019.
Localmente, o programa é organizado pela Rede de Bibliotecas de Braga e pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
A directora, Aida Alves afirma que todas as actividades de promoção da leitura “devem ser feitas no nosso dia-a-dia, não só no seio da famílias, mas também nas escolas e com todos os agentes que possam colaborar nesta promoção das práticas de leitura”. Com a semana da leitura, chamando às escolas e às bibliotecas toda a comunidade educativa “é uma forma de fazer festa em torno da leitura”, analisa.
Um dos pontos altos é já esta terça-feira ao início da tarde. Os alunos de diferentes escolas da cidade saem à rua para distribuir textos pelos bracarenses, concentrando-se no fim junto à Arcada. Uma marcha que é feita pelos alunos de diferentes níveis de escolaridade. Os jovens “virão das escolas até ao centro da cidade a distribuir textos vários, a falar com as pessoas, a mostrar o quão é importante ler mais. Os jovens, os nossos adultos de futuro vão ser os mensageiros daquilo que é ‘Hoje leitor, amanhã leitor'”, conta aquela responsável.
“Braga está a ler, Braga está a ler mais” é o lema desta marcha da leitura ao início da tarde desta terça-feira no centro da cidade.
Programa da Semana da Leitura de Braga:
Marcha da Leitura “Braga ALer+” 2016
Na Avenida Central, dia 12 de Março, pelas 15h00, a Marcha da Leitura “Braga ALer+” inserida na programação da Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas de Braga.
Os alunos dos Agrupamentos de Escolas da Rede de Bibliotecas de Braga farão o percurso da marcha desde as suas escolas até à Avenida Central, onde declamarão poesia.
Conferência O lugar da literatura na era digital
Evento decorre dia 13 de Março, às 18h30 no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Conferência O lugar da literatura na era digital por Fernando Azevedo.
Moderação: Marcos Antunes (Centro Qualifica)
Entrada livre.
Apresentação da obra O que há na barriga do meu pai por Fabíola Lopes
Evento decorre dia 15 de Março, às 10h00 no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Fabíola Lopes, bracarense, é professora de Inglês e professora bibliotecária no Colégio D. Pedro V. Da coleção afetos, O que há na barriga do meu pai, é o primeiro livro de uma coleção
onde o imaginário infantil é revisitado numa viagem aos momentos que marcam a infância e edificam o adulto por ser, numa homenagem aos seres que nos habitam a existência.
Recital “Ondinhas de Poesia” e “Ondas de Poesia” 2019
Eventos decorrem no dia 16 de Março, às 10h00 e 15h00 respectivamente, no auditório Adelina Caravana – Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Decorre no próximo dia 16 de Março, no auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, pelas 10h00 e 15h00 respetivamente, o recital “Ondinhas de Poesia” e “Ondas de Poesia” que encerra a programação da Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas de Braga.
Os recitais terão a participação dos alunos dos Jardins de Infância e 1º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas da Rede de Bibliotecas de Braga.
Áudio:
Aida Alves, directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
