SC Braga x Sporting CP: Chegar, ver e vencer

Nos 31 jogos da temporada, o Sporting CP não perdeu nenhum. Já o SC Braga perdeu um e empatou outro, os dois diante do Sporting CP. Em Alvalade, a turma de João Marques perdeu por 0-1, com um golo de Solange Carvalhas ao cair do pano. Este viria a ser o jogo decisivo para as contas do título.

Nos restantes jogos, a palavra “goleada” começou a ser uma constante ao longo de toda a temporada. Na receção ao Belenenses, as guerreiras do Minho venceram por 17 golos sem resposta, naquele que foi o resultado mais expressivo de toda a temporada.

Mesmo não conseguindo o título de campeão nacional, o SC Braga segura o segundo posto da tabela classificativa. Para a estatística fica o melhor ataque e a melhor defesa da Liga Allianz 16/17.

Final entre dois estreantes no futebol feminino

À partida para a final da Taça de Portugal Feminino Allianz, um ponto em comum: Nunca antes SCB e SCP haviam-se encontrado no Jamor. A convite da Federação Portuguesa de Futebol, dois dos grandes do futebol nacional aceitaram formar equipa para começarem a fazer história no futebol feminino.

Para criar planteis, SCB e SCP foram às compras nas principais equipas de Portugal. O Albergaria Mazel viu Jéssica Silva partir para o Minho, enquanto que Diana Silva rumou a alvalade. Fora de portas, Solange Carvalhas veio para reforçar o ataque leonino e de Espanha, cinco atletas chegaram a Braga provenientes do El Olivo.

No início da temporada, o Futebol Benfica era o principal candidato a vencer as duas competições nacionais, mas cedo “os novos do feminino” marcaram posição.

A equipa com jogadoras estrangeiras, contra a equipa totalmente portuguesa

No plantel do Sporting Clube de Portugal fala-se apenas um idioma: português. Nas 23 atletas que compõem o plantel leonino não há espaço para jogadoras estrangeiras. Rita Fontemanha chegou de Madrid (At.Madrid), Ana Borges de Londres (Chelsea) e Solange Carvalhas de Bruxelas (Anderlecht), mas todas com sotaque português.

O mesmo não acontece em Braga. A formação minhota é a única equipa da Liga Allianz com jogadoras provenientes de outros países. Entre espanholas e brasileiras, são nove as atletas estrangeiras que dão forma à equipa arsenalista. Pauleta tem sido das mais utilizadas ao longo da época, bem como Géssica que até mereceu, por duas ocasiões, uma chamada à seleção A do Brasil.

18 jogadoras já estiveram na final da Taça de Portugal

As duas equipas fazem a estreia com planteis carregados de atletas habituadas ao Jamor. Entre vencedoras e finalistas vencidas são 18 – seis do SC Braga, 12 do Sporting CP- as jogadoras que já disputaram a final da Taça de Portugal.

Edite Fernandes (SC Braga) e Solange Carvalhas (Sporting CP) são as que melhor conhecem o palco do Estádio Nacional. Agora rivais, mas juntas na conquista de títulos. Em 2006/07, 2007/2008, Edite e Solange, ao serviço do 1ºDezembro levantaram a Taça de Portugal por duas vezes. Foi no já extinto 1º Dezembro -fechou as portas do futebol feminino em 2014- que as duas jogadoras levantaram o troféu: Edite três vezes, Solange quatro.

Jéssica Silva, Rute Costa, Adri e Andreia Norton (SC Braga) também já pisaram o palco do Jamor. 

Por: Paulo Costa

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv