UM ambiciona arranque do curso em Protecção Civil em 2018/19

A vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, Teresa Ruão, espera que a Licenciatura em Protecção Civil e Gestão do Territorio entre em funcionamento já no próximo ano lectivo 2019/2019. A docente marcou presença na abertura do 3º Encontro de Gestão do Território e Proteção Ambiental da Universidade do Minho, que decorre ao longo desta segunda-feira em Guimarães.
Teresa Ruão explicou que tudo está preparado e que, para a nova licenciatura avançar, só falta o aval do Governo. “O Departamento de Geografia é dos mais activos do ICS, o que levou a este grupo de trabalho a criar, em 2015, a licenciatura em Protecção Civil e Gestão do Territorio. O curso já está acreditado na agência nacional A3ES e registada na Direcção Geral do Ensino Superior. Só não entrou em funcionamento porque não conseguimos, ate ao momento, autorização governamental”, explicou.
“É uma pena”, lamentou. Do lado do ICS, há a esperança que o arranque aconteça já em Setembro deste ano. “Estamos muito esperançados que arranque no próximo ano lectivo. Esperamos colher muitos novos alunos e profissionais da área que possam vir trabalhar connosco e reflectir nessas iniciativa”, ambicionou.
A docente explica que a nova licenciatura englobaria várias escolas da universidade. “O objectivo desta licenciatura é formar profissionais qualificados na área da proteção civil e pessoas capazes de agir e pensar os nossos passos colectivos, de trabalhar na prevenção e na protecção- É uma licenciatura criada com a Escola de Engenharia da universidade do Minho na qual participam a maior parte das escolas da universidade. O curso caracteriza-se pela interdisciplinaridade, que se traduz numa grande riqueza nesta proposta de formação”, referiu.
Áudio:
A ambição de Teresa Ruão, vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais.
