Confraria apela ao Governo: “Não se esqueçam do Bom Jesus”

“Não se esqueçam do Bom Jesus do Monte!” É este o apelo que a confraria da estância religiosa faz ao Governo num ano que pode ser decisivo para a classificação do Bom Jesus como Património Mundial da Humanidade.

Neste momento, recorde-se, o Bom Jesus integra a lista indicativa e cabe ao Governo dar a atenção devida ao processo para que o mesmo chegue a bom porto, ou seja, a património classificado pela UNESCO.

Varico Pereira, mesário da confraria do Bom Jesus do Monte, sugere que o Governo assuma a “coesão territorial” como mote para a decisão que tem de tomar. “Sabemos que estamos num momento decisivo. Não sabemos qual a intenção do Governo porque lhes cabe decidir qual das 20 candidaturas segue para ser apreciada na UNESCO em Paris – candidatura do Bom Jesus faz parte dessa lista indicativa. Entendemos a candidatura do Bom Jesus tem que seguir já. Não é a última oportunidade, mas é a oportunidade certa”, considerou Varico Pereira que lembrou que “o caminho a seguir será em associação com Itália, com os Sacri Monti italianos”.

Varico Pereira lembra que é este o tempo do Governo tomar decisões. “2018 tem de ser o ano em que o Governo, de uma vez por todas, tem de entender que o Bom Jesus deve ser apresentado à UNESCO e nós estamos a fazer o nosso trabalho. Esperemos que o Governo não se esqueça do Norte e do Bom Jesus”.

A candidatura do Santuário do Bom Jesus a património da humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), foi apresentada em Janeiro de 2014.

Até ao final do ano a Confraria espera que “até ao final do ano o Bom Jesus já tenha obtido a classificação de monumento nacional, uma vez que o processo já foi aberto pela Direcção Geral do Património Cultural. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv