UMinho substitui 90 mil copos de plástico por papel

A Universidade do Minho utilizava até agora 90 mil copos de plástico por ano nas máquinas de vending, mas conseguiu chegar a acordo com a empresa para a substituição desses copos de plástico por copos de papel. Até final de Outubro, os copos de plástico deverão desaparecer do interior dos campi.
A medida que constava no plano estratégico de sustentabilidade elaborado por uma equipa dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) tinha começado a ser aplicada em Abril, com a substituição dos copos de plástico por copos de vidro e a eliminação das palhinhas nas unidades alimentares, mas o impacto mais expressivo dá-se agora, com o acordo estabelecido com a empresa NVending, responsável pela gestão das máquinas de vending nos Campi da Universidade do Minho.
Segundo Diogo Arezes, responsável pelo plano de sustentabilidade desenvolvido pelos SASUM, o acordo “demorou mais tempo”, mas “até final de Outubro, todas as máquinas de vending da UMinho terão copos de papel, resultando num impacto bastante mais reduzido no meio ambiente”.
No plano dos SASUM, consta ainda a colocação de uma tara nas garrafas de plástico. Ainda assim, com as mais recentes medidas anunciadas pelo Governo para os serviços públicos deixam a instituição a aguardar por novas informações antes de avançar com mais alterações.
Em Novembro arranca também a habitual campanha de recolha de brinquedos, que este ano deverá abranger mais escolas dos concelhos de Braga e Guimarães, disse ainda aquele responsável, permitindo “um impacto social bastante maior”.
Áudio:
Diogo Arezes explica contornos da medida e recorda outras na calha
