Braval. Os recordes e os investimentos em 2019

Apesar de 2018 ainda não ter chegado ao fim, tudo indica que este será marcado por recordes de reciclagem para a Braval. Três toneladas a mais do que no ano passado é o número avançado pelo Director geral da empresa.
Para Pedro Machado este foi um ano “muito positivo”, em que a Braval bateu recordes em tudo. “Tivemos mais baldeações, percorrermos mais quilómetros e recolhemos maiores quantidades de resíduos”, afirma. Para tal contribuíram os muitos turistas que passaram pelo território, assim como os imigrantes que tiveram o cuidado de reciclar.
No que toca a resultados, a Braval conseguiu, até à data, recolher 13% a mais de papel e mais 11% de embalagens, enquanto o vidro sofreu um pequeno decréscimo na ordem dos 0,8%. No que toca aos óleos alimentares usados, a empresa conseguiu recolher 39.465 litros. Para o director, os cidadãos do concelho de Braga estão mais consciencializados apesar de ainda existirem alguns casos em que o lixo é colocado fora dos ecopontos. Pedro Machado sublinha que é preciso “combater esses pequenos contaminadores”.
Já no próximo ano, a Braval vai ganhar mais equipamentos. Segundo o director geral, Pedro Machado, a Braval vai receber três novas viaturas para fazer face à recolha selectiva. A empresa vai lançar um concurso para 350 novos ecopontos, dos quais 200 serão de superfície e 150 subterrâneos.
A automatização de processos é outra das prioridades para 2019, sendo que a actual triagem de embalagens ficará a trabalhar, exclusivamente, para papel e cartão. A empresa vai também introduzir uma fracção para embalagens na actual triagem mecânica.
Os investimentos rondam os quatro milhões de euros e estão previstos na candidatura “Fortalecimento da Recolha Selectiva”.
Recorde-se que, até ao dia 6 de Janeiro, a Braval está a promover uma campanha de reciclagem de embrulhos de Natal. Ao entregar os embrulhos a empresa oferece um Kit Eco-Ponto que é composto por um saco-ecoponto, uma agenda para 2019, lápis, porta-chaves e material informativo.
Áudio:
O Director geral da Braval, Pedro Machado, sobre os resultados de 2018.
