Braga quer potenciar relação com grupo Mikta

Braga quer fortificar as suas relações empresariais com o Grupo Mikta. Trata-se de um grupo de trabalho constituído pelo México, Indonésia, República da Coreia, Turquia e Austrália e que é liderado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos respectivos países. Por Braga estão estes dias os Embaixadores da Turquia, Coreia e da Austrália.
Na recepção aos embaixadores, esta sexta-feira, no Salão Nobre do município bracarense, Ricardo Rio lembrou a importância de Braga cooperar com estes países. “Estas são cinco das vinte maiores economias do mundo, de um enormíssimo potencial. No caso da Austrália e da Coreia, já tinhamos establecido relações, mas ainda há mais a fazer em termos de aprofundamento de relações”, afirmou.
Ricardo Rio reiterou que, por isso, estará, na próxima semana, na Coreia do Sul. “Irei establecer relações directas a cidade de Daejeon, que tem uma dimensão tecnológica muito parecida como a cidade de Braga, queremos establecer uma relação de maior colaboração”, referiu.
Ricardo Rio sublinhou também a ligação que Braga tem com a Turquia. “Temos vários programas de mobilidade com associações turcas, que têm trazido a Braga muitos estudantes e trabalhadores. O próprio embaixador da Turquia vai encontrar-se com estudantes turcos. É uma relação que queremos potenciar nos próximos tempos”, afirmou.
Já Peter Rayner, embaixador da Austrália, explicou o interesse do Grupo Mikta de chegar a várias cidades de Portugal. “É a primeira vista fora de Lisboa. Braga é a terceira maior cidade de Portugal, mas a mais jovem do país”, lembrou. O embaixador sublinhou ainda necessidade de manter o contacto com Braga. “A economia portuguesa está a crescer e queremos ver o que está a acontecer em Braga. Eu e o embaixador da Coreia já visitámos Braga no ano passado. É importante manter o contacto e tentar reforçar a ligação entre os países e esta região”, sublinhou.
