Greve afecta transportes e escolas da região Minho

Já são conhecidos os números da greve da Função Pública desta sexta-feira. Pelos dados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), a greve afectou vários serviços na região Minho.

Em Braga, nos Transportes Urbanos de Braga (TUB), 90% dos motoristas e 70% funcionários da manutenção aderiram à greve. Nas escolas, nota para o encerramento da EB André Soares e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Já nos Bombeiros Sapadores a greve foi de 100%. Em Guimarães, a Escola Dom Afonso Henriques, o Agrupamento de Escolas de Ronfe e a Escola Martins Sarmento encerraram; na recolha de resíduos diurna e nocturna a adesão foi de 50 e 70% respectivamente; no departamento de Obras Municipais a adesão foi de 60%.


Em Famalicão, as escolas Júlio Brandão e Camilo Castelo Branco encerraram. Em Barcelos, destaque para a adesão à greve em 75% na recolha do lixo.

 

Na base do protesto, que envolve sindicatos da CGTP e da UGT, está o facto de o Governo prolongar o congelamento salarial por mais um ano, limitando-se a aumentar o nível remuneratório mais baixo da administração pública, de 580 para 635 euros, na sequência do aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv