Exposição (I)material do S. João de Braga, no Largo do Paço

O Largo do Paço, no centro histórico da cidade de Braga, é o palco da Exposição (I)material das Festas do São João de Braga. Na fachada do edifício, que pertence à Universidade do Minho, foram colocadas fotografias alusivas aos momentos mais icónicos da comemorações Sanjoaninas bracarenses.
Aos jornalistas, Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, frisou que esta é uma exposição “digna de se assistir” e agradeceu à UMinho por acolher esta mostra que “enriquece os valores” dos cidadãos quanto a esta tradição.
O dirigente garante que passadas todas as festas que estão organizadas, o objectivo é “regressar à formulação e entrega” da candidatura do São João de Braga a património Imaterial. “O nosso tempo de gestão foi muito curto e tivemos de dar prioridade à organização da festa. A candidatura é um dos parâmetros que está previsto para dar um novo alinhamento e ressurgimento dessa intenção, eu diria que será um tributo à organização das festas e que memorizará todos aqueles que tornaram esta realidade que é o São João de Braga”, vincou.
“Esta exposição nasceu do princípio de não deixar cair a vontade de tornar estas festas património imaterial”
André Marcos, Secretário da Associação de Festas de São João de Braga, explicou que esta exposição nasceu com o objectivo de revitalizar a “vontade de tornar” estas festa em património imaterial e com a exposição destas fotografias as pessoas podem assistir a alguns dos momentos “mais marcantes” do programa onde se conjuga o que é imaterial, aquilo que não é palpável e aquilo que é material.
Pelo Largo do Paço vão passar todos os cortejos do São João que acolheu esta exposição ao ar livre podendo assim qualquer pessoa ver alguns dos momentos mais característicos desta festa. “Estamos no coração da cidade e nós sentiamos que esta exposição não podia estar fechada numa sala. Nada melhor que qualquer pessoa que venha a Braga, seja bracarense ou não, vê logo aqui o que é o São João”, reforçou.
Áudio:
Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de S. João de Braga e André Marcos, Secretário da Associação de Festas de S. João de Braga.
