‘Turnos’ do Hospital dos bonequinhos estendem-se até sábado

Mais de 1.000 crianças vão passar pelo Hospital dos bonequinhos, em Braga. Esta é já a sexta edição consecutiva a acontecer no hall do Hospital de Braga. A organização, da responsabilidade do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), recebeu mais de 50 inscrições de escolas públicas e privadas do concelho, mas apenas vinte poderão participar na iniciativa que arrancou esta quarta-feira e se prolonga até sábado, 10 de Novembro.


O Hospital dos bonequinhos é aberto a todas as crianças entre os três e os onze anos. O presidente da comissão executiva do Hospital de Braga, João Ferreira, explica que esta decisão de alargar a iniciativa até sábado permite “às crianças que não foram abrangidas na selecção de escolas experimentarem a iniciativa”. “Todos os anos temos muitas solicitações, por isso pedimos um esforço adicional aos estudantes” da UMinho, justificou. No entanto, o responsável sublinha que no final “todos saem de coração cheio com tantos sorrisos e boas experiências”.


Ao chegarem ao Hospital dos bonequinhos os mais pequenos passam pela zona de triagem, consulta, análises, bloco operatório, nutricionista, dentista e farmácia. Para João Ferreira este é “um investimento também nos profissionais, porque as crianças fazem muitas perguntas, e difíceis” logo, os médicos do futuro têm de conseguir responder.

Os médicos do Hospital dos bonequinhos são alunos de Medicina, Enfermagem e Nutrição que contam ainda com o apoio dos estudantes de Educação básica da UMinho. A presidente do NEMUM, Mariana Silva considera que este projecto tem duas perspectivas: por um lado “desmistificar o medo da bata branca e assim contribuir para a diminuição da ansiedade nas crianças”. Do lado dos estudantes, é um método para “melhorar a capacidade de comunicação com o doente”.


Mariana Silva confessa que o maior desafio é a primeira abordagem. “As crianças chegam reticentes, mas rapidamente percebem que a actividade até é divertida”. Neste hospital os médicos tentam explicar, por exemplo, que as injecções doem, mas no final “o bonequinho fica saudável”.

Recorde-se que o Hospital dos Bonequinhos é organizado pelo NEMUM em parceria com o Hospital de Braga e a Câmara Municipal de Braga. No sábado, o Hospital dos bonequinhos vai estar de serviço entre as 9h00 e as 13h00.

Áudio:

Declarações dos responsáveis pela actividade.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv