Fim-de-semana gastronómico lança Semana Santa de Braga

Braga é um dos 78 municípios da região que aderiu à iniciativa “Fins-de-semana gastronómicos” lançada pela Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal com o objectivo de combater a sazonalidade, impulsionar o negócio da restauração e hotelaria e promover a gastronomia local.
Cada restaurante aderente elabora uma ementa com vários pratos típicos que aliam o vinho verde e os serviços de alojamento associam-se com descontos nos dias 12, 13 e 14 de Abril. Os empreendimentos turísticos oferecem descontos de pelo menos 10% nas pernoitas de sexta-feira e sábado e os restaurantes são incentivados a oferecer “um copo de vinho de boas vindas” aos clientes que optem pelo prato dos Fins-de-Semana Gastronómicos.
Bacalhau à Braga, Pudim Abade de Priscos, bolinhos de bacalhau e um copo de vinho verde. É desta forma que os restaurantes bracarenses podem receber os turistas e bracarenses que este fim-de-semana integrem o roteiro.
A escolha deste fim-de-semana por parte do município de Braga esteve relacionada com a data da Semana Santa de Braga ajudando a “valorizar a actividade gastronómica”.
Braga é o município com mais estabelecimentos aderentes, de acordo com Marco Sousa, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal.
Gastronomia está no topo das avaliações dos turistas que visitam o Norte
Marco Sousa reconheceu que os pratos de Braga “não precisam de muitas apresentações”, ao contrário de municípios que ainda têm um caminho a percorrer no que respeita à “qualificação da gastronomia local”, um dos grandes produtos estratégicos. No decorrer do lançamento oficial do fim-de-semana gastronómico de Braga, o responsável explicou que “em termos de factores de motivação e satisfação de quem visita o Norte de Portugal, a gastronomia está no topo”.
Os fins-de-semana gastronómicos acontecem há dez anos. Nesta edição aderiram mais de 70 municípios, 1200 restaurantes e mais de três centenas de unidades de alojamento.
Áudio:
Altino Bessa, vereador do Turismo e Marco Sousa, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal
