UMinho ambiciona ser a mais medalhada do país

Cerca de 400 atletas estiveram presentes na décima oitava Gala do Desporto da Universidade do Minho que teve lugar, ontem, no campus de Gualtar. Uma noite marcada pelos feitos alcançados, em 2017 e 2018, com a academia minhota a ser considerada a universidade mais activa da Europa. Além disso os estudantes/atletas trouxeram para casa 98 medalhas, 33 de ouro. Para 2019 a meta passa por conseguir ser a academia mais medalhada do país.
Este é um caminho que o presidente da Associação Académica da UMinho quer alcançar. Nuno Reis assegura que no futuro vão continuar a investir no desporto reforçando “os apoios financeiros e de recursos humanos”. A única vez que a UMinho conseguiu alcançar esse prémio foi em 2013 por isso, “é um desejo conseguir esse título”, defendeu, sinalizando o “contexto favorável”, uma vez que se os campeonatos nacionais correrem bem a UMinho vai poder contar com “muitas equipas nos campeonatos europeus”.
Recorde-se que em 2019 a Universidade do Minho vai organizar os campeonatos nacionais universitários em Guimarães e o Campeonato Europeu de Futsal na cidade de Braga.
Quanto à possibilidade de um curso de Desporto na Universidade do Minho o reitor assegura que é preciso “amadurecer a ideia”, mas abre a possibilidade de discussão do assunto para um segundo nível.
Vencedores da Gala do Desporto da UMinho
Treinador do ano, Anselmo Calais, técnico da equipa de futsal. Vice-campeão de futsal nos Jogos Europeus Universitários.
Monitor do ano, Sofia Oliveira, Kick Boxing e estudante de Engenharia Electrónica Industrial e Computadores.
Atleta masculino do ano, Vasco Ribeiro ,guarda-redes da equipa de futsal e aluno do curso de Engenharia e Gestão Industrial. Defendeu um penálti na final dos Jogos Europeus Universitários frente ao Málaga.
Atleta feminina do ano, Mariana Silva, modalidade de xadrez. Esteve ausente do evento por se encontrar a representar Portugal na Geórgia. Está a frequentar o curso de Línguas Aplicadas.
Atleta percurso desportivo, Mário Silva atleta de taekwondo e ciclismo. Estuda Enfermagem.
Áudio:
Declarações do presidente da AAUM e do Reitor da UMinho sobre os feitos alcançados nos últimos anos e expectativas para o futuro
