“Com o ruído que está, o futebol precisa de silêncio”

O SC de Braga defronta, este sábado, o Marítimo num jogo que conta para a 32ª jornada da I Liga.
Depois de uma semana em que o comando de Abel Ferreira foi alvo de críticas devido à prestação do último jogo frente ao Benfica, o técnico minhoto resolveu dar uma declaração no início da antevisão ao jogo desta jornada.
“Queria dar duas notas: em primeiro lugar, ainda faltam três jogos e todas as reflexões serão feitas no final. Só nessa altura responderei a tudo. A segunda nota é a mais relevante, tem a ver com o futuro. Há uns meses disse-vos que se não tivéssemos cuidado, estaríamos a incitar à violência e ao ódio. Os jogos passaram a ser jogos de vida ou morte e a rivalidade passou a ser marcada pelo ódio. Fico triste por não se lembrarem que por trás de um profissional de futebol há uma família, e um homem. E nesta altura vale tudo. Vale acusar, insinuar, insultar, injuriar, aliás, vale tudo e mais alguma coisa, critica-se o caráter e o profissionalismo. Se quiserem criticar a equipa, que joga mal ou que as substituições são mal feitas, podem criticar. Agora não podem é por em causa o caráter dos meus jogadores, da equipa técnica, do nosso presidente e dos nossos adeptos. Apetecia-me era fazer silêncio por causa deste ruído todo. Mas não vou fazê-lo. Alguém ocuparia este meu silêncio com mais ruído e, com muita pena minha, julgo que ainda não batemos no fundo. Com o ruído que está, o futebol precisa de silêncio”, esclareceu.
Quanto à posição actual do clube minhoto no campeonato, o treinador do SC Braga admitiu que a ascendência ao terceiro lugar da tabela classificativa é “muito difícil”, mas que a equipa tem de “fazer o seu trabalho” e jogar com o carácter que demonstrou desde o início da época.
“Um jogo difícil, num terreno igualmente difícil”, alerta Abel Ferreira
Já sobre o Marítimo, adversário deste sábado, Abel Ferreira acredita que o Braga vai encontrar dificuldades porque se trata de uma equipa que “tem subido a pulso” e que quer pontuar em todos os jogos. O técnico refere que a formação bracarense está “preparada e em alerta” para quaisquer dificuldades e com o mesmo “foco de sempre” que é vencer.
São 28 os pontos que separam ambas as equipas. Os guerreiros do minho lutam pelo terceiro lugar, com 64 pontos já os madeirenses estão na 12ª posição com 36 pontos.
A partida está agendada para as 15h30 deste sábado na Madeira.
Áudio:
Abel Ferreira, Treinador do SC Braga, em declarações na antevisão ao jogo frente ao Marítimo.
