INL abre concurso para bolsas de curta duração

Com o intuito de fomentar as relações entre a academia e a indústria, o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia está a promover dez bolsas de curta duração para residências até oito meses. A iniciativa está inserida no projecto Nanogateway que tem como missão levar o laboratório além fronteiras.
A responsável pelo projecto Nanogateway, Sónia Pazos, admite que o INL ainda não é uma instituição muito conhecida a nível internacional e por isso esta é uma forma “in house” de demonstrar o que se faz de melhor e o que pode ser feito no futuro. “Com estas bolsas pretendemos envolver os agentes e, principalmente, dar a oportunidade aos investigadores da indústria, que têm menos disponibilidade em comparação com alunos. Esta é também a nossa última oportunidade para conseguirmos mais financiamento público, por exemplo, através do Portugal 2020”, acrescentou a responsável. Com estes participantes devem surgir cerca de 20 novos projectos.
Durante a estadia no INL, os participantes vão poder participar em workshops, aprender como pode ser aplicada a nanotecnologia e conhecer as propriedades da nanofabricação. “Vamos incidir também na área da saúde com dispositivos biomédicos e protótipos que podem interessar à indústria e a centros tecnológicos”, explicou.
A primeira data de selecção dos candidatos acontece já a 1 de Setembro, estando previstas mais duas datas para a selecção de candidaturas, no dia 1 de Fevereiro de 2019 e 1 de Junho de 2019. Os candidatos serão notificados pelo INL quatro semanas após cada data-limite. O laboratório garante uma bolsa de alojamento.
Áudio:
A responsável pelo projecto Nanogateway, Sónia Pazos, a enumerar os objectivos desta iniciativa.
