Portugal recebeu 1870 pessoas refugiadas desde 2015

Portugal já recebeu 1.870 pessoas refugiadas, provenientes de programas de recolocação, de reinstalação e de resgates no mar Mediterrâneo desde 2015. O País vai ainda receber mais 100 pessoas que estão em campos de refugiados na Grécia.
Existem no mundo mais de 70 milhões de refugiados e deslocados. Um número recorde, o dobro do registado há 20 anos. Portugal é um dos países disponíveis para receber estas pessoas.
António Vitorino, director geral da organização internacional migrações avisa que continuam a existir muitas situações preocupantes, no globo. “A urgência hoje ainda é mais urgente porque vivemos cerca de nove crises humanitárias à escala mundial”, afirmou.
A Síria lidera os números de refugiados com perto de sete milhões. Da Venezuela já fugiram 4 milhões de pessoas.
António Costa, Primeiro Ministro, assegura que o país está disponível para receber mais refugiados. “Estamos numa situação económica onde muitas associações empresariais pede que sejamos pro-activos nos canais legais
de migração para Portugal de forma a satisfazer as necessidades que temos de recursos humanos”, explicou.
O relatório anual “Tendências Globais” do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) concluiu que os níveis de deslocados são hoje o dobro do que eram há 20 anos, confirmando uma tendência crescente no número de pessoas que precisam de protecção internacional.
