Charles Lloyd, Antonio Sánchez e Joe Lovano no Guimarães Jazz ’19

Foi esta manhã apresentado o cartaz da 28ª edição do Guimarães Jazz. Entre os protagonistas que percorrem os palcos do Guimarães Jazz 2019 ao longo dos seus 13 concertos, de 7 a 16 de novembro, encontram-se nomes como os de Charles Lloyd, Eric Harland, Joe Lovano, Antonio Sánchez, Vijay Iyer, Craig Taborn, Lina Nyberg, Rudy Royston e Andrew Rathbun.

O protagonista do concerto inaugural é o saxofonista Charles Lloyd (7 novembro), visto como um dos grandes músicos vivos do século XX e em pleno fulgor criativo, o qual regressará ao Guimarães Jazz com um quinteto de músicos, entre eles o baterista Eric Harland. Além de Lloyd, a outra figura de maior perfil desta edição será Joe Lovano (13 novembro), outro saxofonista do jazz contemporâneo que actuará com o seu mais recente trio, ao lado da notável pianista Marilyn Crispell (dezassete anos depois da sua primeira presença em Guimarães) e do percussionista Carmen Castaldi, o qual expressa uma dimensão mais livre, pessoal e intimista da música de Lovano.

A par destes dois grandes nomes da constelação mundial do jazz – essenciais à programação do festival, uma vez que representam o expoente máximo de uma das mais importantes tradições da música moderna –, o programa da 28ª edição do Guimarães Jazz apresenta essencialmente três notas distintivas. A primeira diz respeito à grande predominância de bateristas no alinhamento. A edição contará também com a presença do histórico baterista holandês Han Bennink, que se apresentará com aquela que é hoje uma instituição do jazz europeu – a ICP Orchestra (11 novembro) –, e de dois dos representantes de uma geração de instrumentistas num momento de plena afirmação do jazz norte-americano: os também compositores Rudy Royston (15 novembro) e Antonio Sánchez (8 novembro), notabilizado recentemente pela banda-sonora do filme Birdman.

No Guimarães Jazz actuarão também os pianistas Vijay Iyer e Craig Taborn (9 novembro), talvez dois dos mais talentosos e reconhecidos músicos da atualidade, o compositor Andrew Rathbun (16 novembro), representante de uma vertente mais orquestral do jazz que apresentará as suas Atwood Suites, inspiradas na poesia da prestigiada escritora Margaret Atwood (cuja obra tem recentemente conhecido grande visibilidade graças, em grande medida, à série televisiva The Handmaid’s Tale), e, finalmente, o saxofonista de Chicago Geof Bradfield, que atuará com a sua banda em formato quinteto (16 novembro) e, na companhia do mesmo conjunto de artistas, dirigirá os jovens músicos da Big Band e do Ensemble de Cordas da ESMAE (10 novembro), naquele que é um dos projetos-âncora da vertente formativa do festival, e conduzirá as jam sessions e as oficinas de jazz.

O Guimarães Jazz vai ainda contar com a presença da ICP Orchestra, representante da vanguarda do jazz holandês das décadas de 60 e 70 do século passado. Cumpre também chamar a atenção para a vocalista e compositora sueca Lina Nyberg (14 novembro), que interpretará, acompanhada pela Orquestra de Guimarães, o último capítulo de uma trilogia musical em defesa da natureza. No âmbito dos concertos de menor perfil, destaque também para a actuação do trio do pianista francês Stéphan Oliva (9 novembro), que contará com a participação do baterista norte-americano Tom Rainey.

Finalmente, em 2019, o Guimarães Jazz inicia também uma nova parceria, desta vez com o coletivo de músicos e construtores musicais Sonoscopia (12 novembro), que propõe um projecto, a banda luso-germânica Ikizukuri, que usa o jazz não como linguagem, mas como atitude artística. A significativa presença de músicos portugueses, tanto profissionais como amadores no mais positivo sentido do termo, materializada também nas parcerias já estabelecidas e consolidadas com a Porta-Jazz (10 novembro), a ESMAE e a Orquestra de Guimarães, é, de resto, a última mas não a menos importante das notas a destacar desta edição do festival.

Os bilhetes para os concertos do Guimarães Jazz 2019 já se encontram à venda por um custo entre 5,00 e 15,00 euros, bem como a assinatura do festival pelo valor de 90,00 euros, podendo ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória de Guimarães e da Loja Oficina, bem como nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglês, e na internet em oficina.bol.pt e www.ccvf.pt, onde pode ser consultada toda a programação do evento.

*com Oficina

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv