Culturas portuguesa e brasileira voltam a unir-se do Bira ao Samba

A fusão entre as culturas portuguesa e brasileira volta a ser o destaque do festival “Do Bira ao Samba”, organizado pelos Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Entre sexta-feira e sábado, o centro da cidade de Braga recebe vários momentos de música, de danças e de outras artes performativas.
Dividindo-se por dois dias, o primeiro é mais vocacionado para as tradições de Portugal, incluindo workshops de viola braguesa e da arte marcial Jogo do Pau de Bucos. A demonstração da dança folclórica maculelê e de samba pop são alguns dos destaques do segundo dia, focado sobretudo nas práticas culturais provenientes do Brasil.
“Para esta quinta edição procurámos buscar coisas não tão conhecidas destas duas culturas, mostrando a toda a população”, explica Vicente Costa, vice-director dos Bomboémia. Apesar das novidades, não esconde que o Cortejo de Carnaval Fora d´Época, no sábado, às 21h30, que conta com cerca de 400 participantes, é “o maior destaque de todos, como sempre”.
O número de brasileiros em Braga tem crescido de forma considerável nos últimos anos. Não esquecendo esse facto, o organizador do festival destaca que tem havido uma “adesão muito grande de toda a comunidade”.
Além da vertente cultural, está também associada uma componente social ao festival. Na quinta edição, a iniciativa solidária caracteriza-se pela apresentação de actividades artísticas a crianças e jovens da comunidade cigana ligados a projectos da Geração Tecla e do Centro Comunitário de Prado.
TBG
